Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4002
Tipo do documento: Dissertação
Título: Processos de sujeição e dessujeição: a constituição do sujeito em Michel Foucault
Título(s) alternativo(s): Procèdès d'assujetissement et de desassujettissement: la constitution du sujet chez Michel Foucault
Autor: Castanheira, Marcela Alves de Araújo França
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/1016746376652358
Primeiro orientador: Silva, Adriano Correia
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/7465568204123045
Primeiro membro da banca: Silva, Adriano Correia
Segundo membro da banca: Lopes, Adriana Delbó
Terceiro membro da banca: Candiotto, César
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo discutir a temática do sujeito no pensamento de Michel Foucault. O sujeito é pensado em sua trama histórica, constituindo-se mediante um conjunto de práticas culturais. O campo histórico de constituição dos sujeitos é estudado sob o cunho de uma genealogia que investiga, em um primeiro momento, os procedimentos e as técnicas de sujeição que incidem sobre o comportamento dos indivíduos, seja isoladamente, seja em coletividade; e, em um segundo momento, as estratégias e táticas possíveis para desvincular os processos de formação dos sujeitos de formas indesejáveis de poder. Discute-se um cenário em que, por um lado, o sujeito se vê modulado por relações de força que circunscrevem o campo de possibilidade de suas ações, e, por outro, no eixo de uma ontologia crítica do presente, o ultrapassamento possível dos limites impostos com vistas a estratégias capazes de desarticular as formas de sujeição. Neste ponto, as práticas antigas serão abordadas como um modo, ético e político, de constituição ativa dos sujeitos.
Abstract: Cette étude a pour but de problématiser la question du sujet dans la pensée de Michel Foucault. Le sujet y est pensé dans sa trame historique, constitué selon un ensemble de pratiques culturelles. Le champ historique de constitution des sujets est analysé par le biais d'une généalogie qui interroge tout d'abord les procédés et techniques d'assujettissement qui incident sur le comportement des individus, isolément ou collectivement, pour ensuite s'intéresser aux stratégies et tactiques possibles pour écarter du processus de formation des sujets des formes indésirables de pouvoir. Le sujet se retrouve ainsi modulé par des relations de force qui circonscrivent le champ de possibilité de ses actions, tout en étant sur l'axe d'une ontologie critique du présent, visant le dépassement possible des limites imposées, grâce à des stratégies capables de désarticuler les formes d'assujettissement. En ce point, les pratiques anciennes seront envisagées comme mode, éthique et politique, de constitution active des sujets.
Palavras-chave: Sujeito
Sujeição
Subjetivação
Michel Foucault
Sujet
Assujettissement
Subjectivation
Michel Foucault
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Filosofia - FAFIL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Filosofia (FAFIL)
Citação: CASTANHEIRA, Marcela Alves de Araújo França. Processos de sujeição e dessujeição: a constituição do sujeito em Michel Foucault. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4002
Data de defesa: 4-Set-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia (FAFIL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Marcela Alves de Araújo França Castanheira - 2012.pdf5,42 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons