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Tipo do documento: Tese
Título: O rizoma bíblico-literário
Título(s) alternativo(s): The biblical-literary rhizome
Autor: Teixeira, Gismair Martins
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6266286433044330
Primeiro orientador: Santana, Jorge Alves
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/2812435500901945
Primeiro membro da banca: Santana, Jorge Alves
Segundo membro da banca: Ferreira, Alice Maria de Araújo
Terceiro membro da banca: Camargo, Flávio Pereira
Quarto membro da banca: Faria, Zênia de
Quinto membro da banca: Quintela, Antón Corbacho
Resumo: A presente tese objetiva apresentar, numa perspectiva epist emológica e ficcional, a relação entre a Bíblia e a Literatura. Dividido em duas partes, este estudo contempla primeiramente uma abordagem em torno da crítica literária que tem se debruçado sobr e a relação entre o texto biblista e o universo dos estudos literários. Do conjunto de estudiosos que se dedicaram a estudá-la, pinçamos dois importantes nomes da crítica literária internacional no século XX que se detiveram sobre esta interação em perspectiva que se pode dizer complementar e rizomática, conforme os postulados da epistemologia proposta por Gilles Deleuze e Félix Guattari. São eles o canadense Northrop Frye e o norte-americano Harold Bloom. De ambos, Harold Bloom é o que mais intensamente estabeleceu o diálogo entre o livro judaico -cristão e a Literatura. A partir das instigantes ilações destes teóricos, abrimo s para um segundo momento que estabelece a relação entre o pensamento desses estudiosos, com ênfase em Bloom, e a ficcionalidade lusófona de três recortes romanescos: A mulher que escreveu a Bíblia, de Moacyr Scliar; Caim, de José Saramago e Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. Estas obras são analisadas em diálogos intertextuais com outras representações literárias nac ionais e internacionais que contemplam a relação entre a Bíblia e a Literatura numa abordagem de hipertextualidade da conceituação de Gérard Genette, que por sua vez dialoga com as considerações de Linda Hutcheon alusivas aos estudos sobre a paródia. Como metodologia, servimo -nos da pesquisa bibliográfica relativa ao objeto de pesquisa pertinente à tese. Como resultado de nossa pesquisa, chegamos à conclusão de que há uma farta cartografia, de que este trabalho constitui um exemplo, que referenda a existência do rizoma bíblico-literário, o que conduz à proposição de que a Bíblia, um dos mais importantes códigos artísticos da cultura Ocidental, é uma obra que pode ser vista como uma peça literária, como advoga Harold Bloom, sem prejuízo algum do rizoma que a vincula à religiosidade, funcionando como um dos mais instigantes hipotextos da Literatura no Ocidente, passível de ser também pesquisado em um nível de alta erudição em sua hipertextualidade.
Abstract: This thesis aims to present, in an epistemological perspective and fictional, the relationship between the Bible and the Literature. Divided into two parts, this study includes first, an approach around the literary criticism, which has been focusing on the relationship between the biblical text and the universe of literary studies. Of the number of experts who have devoted their lives to studying it, we have selected two important names of the literary criticism international in the 20th century, that have stood on this interaction in perspective that we can say of complementary and rhizomatic as the postulates of epistemology proposed by Gilles Deleuz and Félix Guattari. They are the Canadian Northrop Frye and the American Harold Bloom. Of both, the latter is the one that more intensely established the dialog between the Jewish-Christian book and the Literature. From the intriguing conclusions of these theorists, we opened for a second time that establishes the relationship between the thoughts of these experts, with emphasis in Bloom, and the lusophone fiction of three Romanesque clippings: A mulher que escreveu a Bíblia, by Moacyr Scliar; Caim, by José Saramago and Grande sertão: veredas, by João Guimarães Rosa. These works are analyzed in inter-textual dialogs with other literary representations national and international, that include the relationship between the Bible and the Literature in an approach of hypertextuality of conceptualization by Gerard Genette, that in turn converses with considerations of Linda Hutcheon alluding to studies on the parody. As a methodology, we are employing the bibliographic research relating to the object of research relevant to the thesis. As a result of our research, we conclude that there is a plentiful cartography, that this work is an example, which contradict the existence of biblical-literary rhizome, which leads to the proposition that the Bible, one of the most important artistic codes of Western culture, it is a work that can be seen as a literary piece as advocates Harold Bloom, without prejudice of the rhizome that links it to the religiosity, working as one of the most intrigu ing hypo-texts of Western Literature, which can also be researched on a level of high erudition in his hypertextuality.
Palavras-chave: Bíblia e literatura: rizoma
Moacyr Scliar
José Saramago
Guimarães Rosa
Harold Bloom
Northrop Frye
Bible and Literature: rhizome
Moacyr Scliar
José Saramago
Guimarães Rosa
Harold Bloom
Northrop Frye
Área(s) do CNPq: LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: TEIXEIRA, Gismair Martins. O rizoma bíblico-literário. 2014. 270 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4029
Data de defesa: 19-Set-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras e Linguística (FL)

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