Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4037
Tipo do documento: Dissertação
Título: A mídia e o impacto dos personagens infantis: as crianças na ordem do consumo e da violência
Autor: Souza, Kátia Balduíno de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2815817565175207
Primeiro orientador: Silva, Magno Luiz Medeiros da
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8829860934484429
Primeiro coorientador: Santos, Goiamerico Felicio Carneiro dos
Primeiro membro da banca: Silva, Magno Luiz Medeiros da
Segundo membro da banca: Braga, Claudomilson Fernandes
Terceiro membro da banca: Orofino, Maria Isabel Rodrigues
Resumo: Esta pesquisa fundamenta-se a partir da observação em como os personagens midiáticos infantis, consumidos pelo público infantil, configuram-se como espaço cativo das sociedades contemporâneas e afetava diretamente questões da vida cotidiana, por meio de estruturas materiais e simbólicas presentes na esfera do consumo. A estrutura deste trabalho sustenta-se nos estudos de Piaget, Kelnner, Lipovetsky, Postman, Canclini, Sodré, Levin e Baudrillard, delimitando o processo histórico de formação do que chamamos de cultura do consumo, visando à influência exercida por personagens infantis, e como esse consumo se articula às questões centrais relativas às formas de organização do público infantil, tendo implicações em sua formação, em seus valores, identidades e sentidos. Posto isso, partimos para a investigação de como esses heróis, por intermédio das estratégias de comunicação publicitária, grande responsável pela ascensão da cultura de consumo, ocupou-se, ao longo dos anos, em atribuir significados e valores aos bens e à experiência do consumo por meio da utilização de estratégias discursivas e elementos simbólicos. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é analisar como é trabalhada a atuação desses personagens infantis no contexto publicitário midiático, objetivando travar um cruzamento de informações capazes de estabelecer a existência ou não de vínculos entre o consumo, a violência e os personagens midiáticos-simbólicos, propagados pela mídia no universo televisivo destinado ao público infantil.
Abstract: This research is based from the observation of how children's media characters consumed by children, it is characterized as captive space of contemporary societies and issues directly affecting the everyday life through material and symbolic structures present in the sphere of consumption . The structure of this work holds up in studies of Piaget, Kelnner, Lipovetsky, Postman, Canclini, Sodré, Levin and Baudrillard, outlining the history of the development of what we call consumer culture, in order to influence that child characters, and how this consumption is linked to the key issues relating to the organizational forms of child public, with implications for their training, in their values, identities and meanings. That said, we set out to investigate how these heroes, through the strategies of advertising communication, largely responsible for the rise of consumer culture, he busied himself over the years, to attribute meanings and values to the assets and experience of consumption through the use of discourse strategies and symbolic elements. In this sense, the main objective of this work is to analyze how is crafted work of these children's characters in media advertising context, aiming to catch a symbolic cross-media information able to establish the existence of links between consumption, violence and characters propagated by the media in the television universe aimed at children.
Palavras-chave: Consumo
Infância
Mídia
Personagens e violência
Consumption
Childhood
Media
Characters and violence
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: SOUZA, Kátia Balduíno de. A mídia e o impacto dos personagens infantis: as crianças na ordem do consumo e da violência. 2014. 187 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4037
Data de defesa: 4-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacação - Kátia Balduíno de Souza - 2014.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons