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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSchuster, Luciana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3063253781198088eng
dc.contributor.advisor1Lima, Lucielena Mendonça de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5215089054455580eng
dc.contributor.advisor-co1Borges, Mônica Veloso-
dc.date.accessioned2015-01-30T19:14:43Z-
dc.date.issued2009-10-22-
dc.identifier.citationSCHUSTER, Luciana. Erros fonéticos persistentes na produção em espanhol como língua estrangeira: um estudo com alunos do Centro-oeste brasileiro. 2009. 271 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.eng
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4059-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo identificar os erros fonéticos persistentes (BRANDÃO, 2003) que ocorrem na produção de oito aprendizes brasileiros de espanhol como língua estrangeira, bem como analisar as formas de reconhecimento de tais erros por parte destes alunos. Para isso, utiliza-se das teorias da Análise de Erros e da Interlíngua (CORDER, 1967, 1971; SELINKER, 1972; NEMSER, 1971), assim como de estudos que tratam das estratégias de comunicação e de aprendizagem utilizadas por aprendizes de um novo idioma. Este trabalho também apresenta um estudo comparativo entre os sistemas fonéticos do português e do espanhol, o qual serve de base para a identificação e classificação dos erros mencionados. Os resultados nos mostram que a maioria dos erros fonéticos considerados persistentes na produção dos alunos ocorre por transferência de regras da língua materna (português) à língua estrangeira (espanhol); os demais erros são intralinguísticos. De maneira geral, o reconhecimento desses erros por parte dos alunos ocorre de maneira restrita tanto no questionário e na entrevista, como nos testes de percepção e em sala de aula.eng
dc.description.abstractEsta investigación tiene por objetivo identificar los errores fonéticos persistentes (BRANDÃO, 2003) que ocurren en la producción de ocho aprendices brasileños de español como lengua extranjera, y, además, analizar las formas de reconocimiento de estos errores por parte de los alumnos. Para eso, se utiliza de las teorías del Análisis de Errores y de la Interlengua (CORDER, 1967, 1971; SELINKER, 1972; NEMSER, 1971), así como de estudios que tratan de las estrategias de comunicación y aprendizaje utilizadas por aprendices de un nuevo idioma. Este trabajo presenta todavía un estudio comparativo entre los sistemas fonéticos del portugués y del español, que, por su vez, sirve de base para la identificación y clasificación de los errores mencionados. Los resultados muestran que la mayoría de los errores fonéticos considerados persistentes en la producción de los alumnos ocurre por transferencia de reglas de la lengua materna (portugués) a la lengua extranjera (español); los demás errores son intralinguísticos, o sea, propios de la interlengua. De manera general, el reconocimiento de esos errores por parte de los alumnos ocurre de manera restringida tanto en el cuestionario y en la entrevista, como en los testes de percepción y en el aula.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Erika Demachki (erikademachki@gmail.com) on 2015-01-30T19:14:28Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Luciana Schuster - 2009.pdf: 6814821 bytes, checksum: 47a312352fe1bc2dbb0476226c7243a0 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-01-30T19:14:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Luciana Schuster - 2009.pdf: 6814821 bytes, checksum: 47a312352fe1bc2dbb0476226c7243a0 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2009-10-22eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/retrieve/15964/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Luciana%20Schuster%20-%202009.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Letras - FL (RG)eng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFGeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino-aprendizagem de E/LEpor
dc.subjectInterlínguapor
dc.subjectErro fonético persistentepor
dc.subjectPronúnciapor
dc.subjectEnseñanza-aprendizaje de E/LEspa
dc.subjectInterlenguaspa
dc.subjectError fonético persistentespa
dc.subjectPronunciaciónspa
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAeng
dc.titleErros fonéticos persistentes na produção em espanhol como língua estrangeira: um estudo com alunos do Centro-oeste brasileiroeng
dc.title.alternativeErrores fonéticos persistentes en la producción en español como lengua extranjera: un estudio de caso con alumnos del centro-oeste brasileñospa
dc.typeDissertaçãoeng
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