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Tipo do documento: Dissertação
Título: Tempos entrecruzados por melancolia: a modernidade em crônicas de Rubem Braga e Haroldo Maranhão
Título(s) alternativo(s): Les temps qui s’entrelace en mélancolie: la modernité dans quelques chroniques de Rubem Braga et Haroldo Maranhão
Autor: Neves, Larissa Leal
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/8852233133845243
Primeiro orientador: Faria, Zênia de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8316982495500415
Primeiro membro da banca: Faria, Zênia de
Segundo membro da banca: Yokozawa, Solange Fiúza Cardoso
Terceiro membro da banca: Sarmento-Pantoja, Tânia
Resumo: Este trabalho tem como foco o estudo de algumas crônicas presentes nos livros Ai de ti, Copacabana (2005), A traição das elegantes (2008a) e O verão e as mulheres (2008b), de Rubem Braga, e A estranha xícara (1968), de Haroldo Maranhão, que versam sobre aspectos da modernidade brasileira, percebida de um ponto de vista melancólico. Nosso objetivo é investigar a presença de um sentimento de melancolia, ou de uma visão de mundo melancólica, na leitura que os referidos cronistas fazem da modernidade, conforme apresentada nas crônicas do nosso corpus. Para isso, fazemos uma leitura de base filosófica de cada texto para, em seguida, estabelecermos uma comparação entre eles, no intuito de perseguir as imagens relevantes da melancolia da modernidade brasileira neles presentes. Como apoio teórico, valemo-nos, principalmente, da filosofia crítica de Walter Benjamin (1989, 2012, 2013a, 2013b), para quem a melancolia é inerente à modernidade, mostrandose em íntima relação com uma determinada consciência histórica e temporal. Assim, as crônicas escolhidas para o corpus engendram-se, justamente, a partir de uma visada sobre o tempo, ora relacionando o presente observado ao passado, ora construindo uma ideia a respeito do futuro.
Abstract: Ce travail a comme but l’étude de quelques chroniques qui se trouvent dans les livres Ai de ti, Copacabana (2005), A traição das elegantes (2008a) et O verão e as mulheres (2008b), de Rubem Braga, et A estranha xícara (1968), de Haroldo Maranhão, qui sont centrées sur des aspects de la modernité brésilienne, perçue d’un point de vue mélancolique. Notre objectif est d’investiguer la présence d’un sentiment de mélancolie, ou d’une vision de monde mélancolique, dans la lecture que ces chroniqueurs font de la modernité, d’après les chroniques du corpus. Pour ce faire, après une lecture philosofique de chaque texte, nous avons établi une comparaison entre eux, dans le but de détecter les principales images de la mélancolie de la modernité brésilienne présentes dans ces textes. Comme support théorique, nous avons utilisé, surtout, la philosophie critique de Walter Benjamin (1989, 2012, 2013a, 2013b), pour qui la mélancolie est inhérente à la modernité même, et montre une relation étroite avec une conscience historique et temporelle determinée. Ainsi, les chroniques choisies pour le corpus s’engendrent-elles, précisément, à partir d’une visée sur le temps, tantôt en établissant un rapport entre le présent observé et le passé, tantôt en construisant une idée à propos de l’avenir.
Palavras-chave: Crônica literária
Rubem Braga
Haroldo Maranhão
Modernidade
Melancolia
Chronique littéraire
Rubem Braga
Haroldo Maranhão
Modernité
Mélancolie
Área(s) do CNPq: LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: NEVES, Larissa Leal. Tempos entrecruzados por melancolia: a modernidade em crônicas de Rubem Braga e Haroldo Maranhão. 2014. 2014 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4078
Data de defesa: 5-Set-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

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