Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4113
Tipo do documento: Dissertação
Título: Robótica educacional aplicada ao ensino de química: colaboração e aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Educational robotics applied to chemistry teaching: collaboration and learning
Autor: Pereira Júnior, Carlos Antônio
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2206451394226518
Primeiro orientador: Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9698540158266610
Primeiro membro da banca: Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
Segundo membro da banca: Mesquita, Nyuara
Resumo: O presente trabalho visa detalhar uma experiência de utilização da robótica pedagógica no ensino de ciências, mais especificamente no ensino de química. O relato se inicia com aspectos históricos da robótica contemplando mitologia, ficção e indústria para entendermos de onde surge a ideia de robô, suas aplicações e o desenvolvimento do conceito de robô e robótica no decorrer da história. No segundo capítulo inserimos a atividade nos aspectos teóricos da atividade colaborativa, pois entende-se que a robótica pedagógica aplicada na sala de aula é melhor aproveitada quando se utiliza a estratégia de organização. Defende-se que a colaboração deve ser compreendida nesse contexto como estado e não como processo e que o trabalho cooperativo exerce grande influência na organização e andamento da atividade. No terceiro capítulo caracteriza-se a pesquisa de acordo com o método da pesquisa qualitativa e também no estudo de caso. Esclarece-se ainda os instrumentos de coletas de dados e a organização da pesquisa de campo, também apresentam-se aqui as categorias de análise. No capítulo seguinte detalhase a análise dos dados a partir das categorias selecionadas. As categorias são: análise das concepções de robô, a dimensão lúdica da robótica pedagógica e a construção de conceitos sobre titulação utilizando o robô.
Abstract: This work aims to detail an experience of use of educational robotics in science education, specifically in teaching chemistry. The story begins with the historical aspects of robotics contemplating mythology, fiction and industry to understand where the idea of the robot, its applications and the development of the concept of robot and robotics arises in the course of history. In the second chapter we insert activity on the theoretical aspects of collaborative activity, as we believe that educational robotics applied in the classroom is best enjoyed when using this strategy of organization. It is argued that collaboration should be understood in this context as a state and not as a process and collaborative work has great influence on the organization and progress of the activity. In the third chapter characterized the search according to the method of qualitative research and also in the case study. Still clarifies the instruments of data collection and organization of field research , it is also present here the analysis categories . The next chapter details the analysis of the data from the selected categories. The categories are: analysis of conceptions of robot, the playful dimension of educational robotics and building concepts titration using the robot.
Palavras-chave: Robótica
Robótica pedagógica
Conceitos
Ensino de química
Robotics
Educational robotics
Concepts
Teaching chemistry
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)
Citação: PEREIRA JÚNIOR, C. A. Robótica educacional aplicada ao ensino de química: colaboração e aprendizagem. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4113
Data de defesa: 23-Set-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Carlos Antônio Pereira Júnior - 2014.pdf2,52 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons