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Tipo do documento: Dissertação
Título: Indícios de apropriação dos nexos conceituais da álgebra simbólica por estudantes do Clube de Matemática
Título(s) alternativo(s): Clues of appropriation of the conceptual nexus of symbolic algebra by students from Math Club
Autor: Oliveira, Daniela Cristina de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5590286776929063
Primeiro orientador: Cedro, Wellington Lima
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1123884255260078
Primeiro membro da banca: Cedro, Wellington Lima
Segundo membro da banca: Sousa, Maria do Carmo de
Terceiro membro da banca: Damazio, Ademir
Resumo: Tratando-se de educação, o processo de humanização, com base nos princípios da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade, concretiza-se por meio do processo de apropriação do conhecimento construído historicamente. Com isso, há a necessidade da organização da educação institucionalizada, da escolha dos conteúdos e do planejamento de atividades de ensino que possibilitem aos sujeitos estar em atividade. O Clube de Matemática surge, nesse contexto, como um espaço de aprendizagem organizado para crianças nos anos iniciais. Situações desencadeadoras de aprendizagem (SDA) foram elaboradas na busca de situações que promovessem a partilha de diferentes saberes, de forma coletiva, mediados por um conteúdo. Os nexos conceituais algébricos foram escolhidos como objeto de estudo dos sujeitos nas SDA. Deste modo, realizamos um experimento didático, assumido como metodologia de pesquisa, com 12 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Goiânia, com o intuito de evidenciar indícios de apropriação dos nexos conceituais da álgebra simbólica. Buscamos compreender o nosso objeto de pesquisa mediante as manifestações orais e escritas dos estudantes e as suas ações, durante o processo de ensino e aprendizagem do Clube de Matemática. A obtenção dos dados empíricos se deu por meio de gravações audiovisuais, observação, diário de campo, folha de registro e roda de conversa. O software webQDA foi tomado como mais um recurso metodológico para auxiliar na análise e organização dos dados qualitativos. Assumimos o conceito de unidades de análise, proposto por Vigotski, para apreender o objeto de pesquisa, a saber: as ações e reflexões coletivas no espaço de aprendizagem; a ludicidade como característica na organização das SDA; os indícios de apropriação dos nexos conceituais da álgebra simbólica. De forma conclusiva, depreendemos que as crianças apresentaram indícios de apropriação de nexos conceituais algébricos, em um processo que perfez da necessidade de representação de uma linguagem algébrica simbólica para o início de um processo de generalização. Contudo, o produto desse processo constituiu-se em uma organização de ensino composto por movimentos regulares, do particular ao geral, que valorizou, de certa forma, aos processos de generalização e abstração pautados no empirismo.
Abstract: With regard to education, the humanization process, based on the Cultural-Historical Theory and Activity Theory principles, is materialized through the process of appropriation of knowledge historically constructed. So there is the need of organization of institutionalized education, the contents choice and of teaching activities planning that enable individuals be in activity. The Math Club arises in this context as a learning space organized for children in the early years. Learning triggering situations (LTS) have been prepared in search for situations that promote the different knowledge sharing, collectively, mediated by a content. Algebraic conceptual nexus were chosen as the study object of the individuals in the LTS. Thus, we conducted a didatic experiment, assumed to research methodology, with 12 children from 5th grade of elementary school, from a public school in Goiânia, in order to show evidence of appropriation of the conceptuals nexus of symbolic algebra. We seek to understand our research object through oral and written manifestations of the students and their actions, during the teaching and learning process from Math Club. Obtaining empirical data was through audiovisual recordings, observation, field journal, record sheet and circle of conversation. The software webQDA was taken as a further methodological resource to assist in the analysis and organization of qualitatives data. We assume the analysis units concept, proposed by Vigotski, to apprehend research object, namely: the collective actions and reflections on learning space; playfulness as a feature in LTS organization; signs of appropriation of conceptual nexus of symbolic algebra. Conclusively, we inferred that the children showed signs of appropriation of algebraic conceptual nexus, in a process that begins from the representation need of simbolic algebric language for the beginning of a generalization process. However, the product of this process consisted in teaching organization composed of regular movements, from particular to the general, that emphasized, in a way, the generalization and abstraction processes guided by empiricism.
Palavras-chave: Aprendizagem de álgebra
Atividade de ensino
Clube de Matemática
Nexos conceituais da álgebra simbólica
Teoria histórico-cultural
Algebric learning
Teaching activity
Math Club
Conceptual nexus of symbolic algebra
Cultural-historical theory
Área(s) do CNPq: MATEMATICA::ALGEBRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Instituto de Matemática e Estatística - IME (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)
Citação: OLIVEIRA, D. C. Indícios de apropriação dos nexos conceituais da álgebra simbólica por estudantes do Clube de Matemática. 2014. 255 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática)–Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4165
Data de defesa: 18-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)

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