Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4228
Tipo do documento: Dissertação
Título: A televisão e o jornalismo popular: uma abordagem sobre cidadania e o papel do jornalista
Título(s) alternativo(s): La televisión y el periodismo popular: un enfoque para la ciudadanía y el papel de periodista
Autor: Franco, Thiago Cardoso
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7735628705551412
Primeiro orientador: Silva, Magno Luiz Medeiros da
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8829860934484429
Primeiro membro da banca: Silva, Magno Luiz Medeiros da
Segundo membro da banca: Temer, Ana Carolina Rocha Pessôa
Terceiro membro da banca: Paulino, Fernando Oliveira
Resumo: Este projeto pretende abordar a relação da cidadania, com a esfera pública e seus espaços, inseridos no contexto midiático, mais especificamente em produtos televisivos populares. O objetivo central é identificar o peso da palavra cidadania nos produtos televisivos populares. Para compor o raciocínio são eleitos mais três objetivos específicos: identificar como os jornalistas dão significados à palavra cidadania ao assistirem os próprios programas que eles produzem; fazer uma análise crítica do sentido de cidadania nos conteúdos transmitidos; identificar que espaço tem o cidadão nos produtos televisivos populares escolhidos. Assim, a dissertação coloca a seguinte problemática: de acordo com a teoria das mediações, até que ponto a noção de cidadania é entendida no processo de interação negociada. A metodologia está dividida em: levantamento de literatura; aproveitamento do banco de dados da Pesquisa Brasileira de Mídia do Governo Federal; análise dos gêneros televisivos; etnografia virtual, com o uso de entrevista semi-aberta e roteiro direcionado aos jornalistas dos produtos televisivos selecionados; entrevista em profundidade semi-estruturada individual, no contexto do ambiente patronal.
Abstract: Este proyecto tiene como objetivo abordar la relación de la ciudadanía con la esfera pública y sus espacios, inserta en el contexto de los medios, específicamente en productos populares de la televisión. El objetivo principal es identificar el impacto de la palabra ciudadanía en los productos populares de la televisión. Para componer el razonamiento se eligió tres objetivos específicos: identificar cómo los periodistas dan significados a la palabra ciudadanía a ver a los mismos programas que producen; realizar un análisis crítico del significado de la palabra ciudadanía de los contenidos transmitidos; identificar el espacio que tiene el ciudadano en los productos populares de la televisión elegidos. Por lo tanto, la obra pone el siguiente problema: según la teoría de las mediaciones, en qué medida se entiende la noción de ciudadanía en el proceso de interacción negociada. La metodología se divide en: un estudio de la literatura; utilización de la base de datos de la investigación de medios del Gobierno Federal de Brasil; análisis de los géneros televisivos; etnografía virtual, con el uso del guión de la entrevista semi-abierto y dirigido a los periodistas de los productos de televisión seleccionados; entrevista en profundidad semi-estructurada individual, en el contexto del entorno empleador.
Palavras-chave: Comunicação
Cidadania
Gêneros televisivos
Jornalismo popular
Comunicación
Ciudadanía
Géneros televisivos
Periodismo popular
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: FRANCO, T. C. A televisão e o jornalismo popular: uma abordagem sobre cidadania e o papel do jornalista. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)–Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4228
Data de defesa: 15-Dez-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Thiago Cardoso Franco - 2014.pdf2,64 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons