Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4247
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação para a cidadania: análise de pesquisas na perspectiva da educação matemática crítica
Autor: Carrijo, Manuella Heloisa de Souza
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6353436161500379
Primeiro orientador: Furtado, Wagner Wilson
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/7242809620740722
Primeiro membro da banca: Furtado, Wagner Wilson
Segundo membro da banca: Skovsmose, Ole
Terceiro membro da banca: Ferreira, Rogério
Resumo: O propósito de formação de cidadãos está a muito presente nos objetivos de educação mesmo que em suas variações de princípios e ideais que se diversificam conforme as intenções e as necessidades de representações de uma sociedade caracterizada histórico, político e culturalmente. Nesse sentido, essa investigação, de cunho teórico, tem por objetivo promover reflexões sobre a temática da formação para a cidadania por meio da educação. Em uma abordagem qualitativa, teses e dissertações embasadas nos fundamentos da Educação Matemática Crítica foram analisadas com o objetivo de compreender as concepções de cidadania adotadas. Para tanto, procurou-se refletir a formação para a cidadania em suas diversas dimensões, desde uma cidadania de mercado até uma proposta de cidadania crítica-planetária. O destaque para o diálogo e a democracia, o poder formatador da matemática e a participação responsável do sujeito em uma sociedade planetária, são pontos altos nessa discussão. Nesse sentido, a Educação Matemática Crítica, aparece como alternatica teórica e prática de compreensão do papel do ensino da matemática no que tange a formação de espaços capazes de promover tais finalidades. Contudo, nos trabalhos analisados pouco ou quase nenhuma argumentação explícita é feita acerca do entendimento de mundo e de realidade como pano de fundo para um entendimento de cidadania, porém alguns indícios puderam ser contemplados.
Abstract: The purpose of training citizens is very present in the goals of education even in their variations of principles and ideals that are diversified according to the intentions and needs of a society characterized historical, political and culturally. In this sense, this research of theoretical nature, aims to promote reflection on the theme of education for citizenship through education. In a qualitative approach, theses and dissertations grounded in the fundamentals of Critical Mathematics Education were analyzed in order to understand the concepts of citizenship adopted. To this end, we sought to reflect the training for citizenship in its various dimensions, from a citizenship of the market until a proposal for critical citizenship-planetary. The highlight for dialogue and democracy, the formatter power of mathematics and the responsible individual's participation in a global society, are high points in this discussion. In this sense, Critical Mathematics Education appears as alternative theoretical and practical understanding of the role of mathematics teaching regarding the formation of spaces that promote such purposes. However, in the analyzed studies little or no explicit argument is made about understanding the world and reality as a backdrop for an understanding of citizenship, but some clues might be contemplated.
Palavras-chave: Educação matemática crítica
Cidadania
Ensino de matemática
Critical mathematics education
Citizenship
Teaching of mathematics
Área(s) do CNPq: MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)
Citação: CARRIJO, M.H.S. Formação para a cidadania: análise de pesquisas na perspectiva da educação matemática crítica. 2014. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4247
Data de defesa: 29-Out-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Manuella Heloisa de Souza Carrijo - 2014.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons