Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4347
Tipo do documento: Dissertação
Título: Violência contra mulher a gente vê por aqui! : a representação da violência doméstica em telenovelas brasileiras
Título(s) alternativo(s): La violencia contra las mujeres que vemos aquí: la representación de la violencia doméstica en las telenovelas brasileñas
Autor: Santos, Nícia de Oliveira
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3039993178020112
Primeiro orientador: Silva, Magno Luiz Medeiros da
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8829860934484429
Primeiro membro da banca: Silva, Magno Luiz Medeiros da
Segundo membro da banca: Dias, Luciana de Oliveira
Terceiro membro da banca: Temer, Ana Carolina Rocha Pessôa
Resumo: Nesta dissertação é analisada a representação da violência doméstica em telenovelas brasileiras, especificamente, a violência contra a mulher. O tema partiu da observação da luta feminista em torno deste problema social e cultural, e as conquistas que o movimento obteve durante os últimos anos, como a regulamentação da Lei Maria da Penha - em 2006. Entendendo que a telenovela brasileira apresenta característica que a diferencia das demais telenovelas da América, já que esta além de entreter suscita debates sobre temas do cotidiano, ou seja, desenvolve ação socioeducativa, foi o produto midiático escolhido para analisar o papel como fomentador da cidadania. Para compreender a representação da violência doméstica em telenovelas brasileiras foi preciso delimitar o objeto de estudo, assim, o corpus da pesquisa é composto por duas telenovelas - Mulheres Apaixonadas e Fina Estampa - exibidas pela mesma emissora e no mesmo horário, sendo que a primeira foi exibida antes da criação da Lei Maria da Penha e a outra após a efetivação da lei. A Teoria da Representação Social tendo como norteador o teórico Moscovici - associada à Análise de Conteúdo à luz de Bardin - formam a metodologia de análise que identificou a presença de fatos reais em cenas que envolviam os núcleos das telenovelas analisadas, representando assim o cotidiano e servindo de fomentador de informações e cidadania.
Abstract: Este estudio examina la representación de la violencia doméstica en las telenovelas brasileñas, específicamente la violencia contra las mujeres. La cuestión surgió de la observación de la lucha feminista en torno a este problema social y cultural, y los logros del movimiento obtenidos durante los últimos años, como la regulación de la Ley Maria da Penha - en 2006. Entendiendo que la telenovela brasileña cuenta con característica que diferencia las otras telenovelas de América, así como entretener esto plantea debates sobre temas de la vida cotidiana, es decir, se desarrolla la acción socio, el producto mediático fue elegido para analizar el papel de la ciudadanía con los desarrolladores. Para concebir la representación de la violencia doméstica en las telenovelas brasileñas fue necesario circunscribir el objeto de estudio, por lo tanto, el corpus de investigación se compone de dos telenovelas - Mulheres Apaixonadas e Fina Estampa - que aparece la misma red y al mismo tiempo, con la primera fue mostrada antes de la creación de la Ley Maria da Penha y el otro después de la ejecución de la ley. La Teoría de las Representaciones Sociales asociado con el análisis de contenido forman la metodología de análisis que identifica la presencia de hechos reales en escenas en las que los núcleos de las telenovelas analizadas, que representan a los desarrolladores de diarios y que sirven y la información de la ciudadanía.
Palavras-chave: Cidadania
Comunicação
Telenovela
Violência doméstica
Ciudadanía
Comunicación
Telenovela
Violencia doméstica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: OLIVEIRA SANTOS, Nícia de. Violência contra mulher a gente vê por aqui! : a representação da violência doméstica em telenovelas brasileiras. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
OLIVEIRA SANTOS, Nícia de. Violência contra mulher a gente vê por aqui! : a representação da violência doméstica em telenovelas brasileiras. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4347
Data de defesa: 17-Set-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Nícia de Oliveira Santos - 2014.pdf2,38 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons