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Tipo do documento: Dissertação
Título: Candomblé – discurso em transe
Título(s) alternativo(s): Candomblé – discurse in trance
Autor: Moraes Junior, Mario Pires de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7573957629572732
Primeiro orientador: Costa, Alexandre Ferreira da
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/4184486812934402
Primeiro membro da banca: Costa, Alexandre Ferreira da
Segundo membro da banca: Figueredo, Carla Janaína
Terceiro membro da banca: Sofiati, Flávio Munhoz
Resumo: A dissertação que ora apresentamos é um estudo multiteórico e multimetodológico que se constitui na confluência da Análise do Discurso Religioso e a Antropologia Africanista. Tendo como objeto o transe ritualístico no Candomblé Ketu, percorremos enunciados verbais e não-verbais em busca dos efeitos de sentido dessa prática. Entendendo o Discurso como um ―conjunto de enunciados‖, levantamos enunciados de diversas semioses a fim de compreendermos como o transe gera sentido e que sentidos são possíveis a partir das posições de sujeito e das regras de emergência de tais enunciados. O Candomblé é uma religião formada a partir da diáspora africana nas Américas, como sua formação não é homogênea, surgiram variações de culto em partes do território nacional. O Candomblé que estudamos é de origem Ketu, formado basicamente pelos africanos de etnia yorubá e jeje, vindos da África Ocidental. A comunidade que foi o lócus dessa pesquisa é o Ilê Axé Igbem Balè, liderado pela matriarca Mãe Jane d‘Omolu, situado em Aparecida de Goiânia, região metropolitana da Capital. Reunindo enunciados orais coletados em entrevistas com a comunidade, descrições de caderno de campo a partir da etnografia da comunidade, estudos da literatura especializada e análise interpretativa da dança ritual dos orixás, construímos um corpus que nos possibilitou considerar a amplitude polissêmica do termo transe. A Análise do Discurso que lançamos mão nesse estudo está ancorada em Foucault e Bakhtin. Esses autores contribuíram para o entendimento desse cenário discursivo bem como para análise dos enunciados. Utilizamos os pressupostos foucaultianos como dispersão, arqueologia, práticas discursivas e a relação poder-saber e as concepções de signo ideológico e dialogia de Bakhtin quando foi necessário. O intuito, portanto, não era o de confrontar os autores, mas nos valermos de seus conceitos sempre que um fosse mais adequado que do outro. No campo dos estudos africanistas tivemos como base os estudos de Bastide, Márcio Goldman, Reginaldo Prandi, Pierre Verger e Wagner Gonçalves. Ao final da pesquisa prentendemos dar importantes contribuições sobre os sentidos atribuídos para o transe ritualístico.
Abstract: The dissertation presented is a multi-theoretical and multi-methodological study that is constituted in the confluence of Religious Discourse Analysis and the Anthropology of Culture. It has as object the ritualistic trance in the Candomblé Ketu, and in the search of effects of meaning in this practice, it was examined the verbal and nonverbal statements. Understanding the Discourse as a ―set of statements‖, it was collected statements of different semiosis in order to perceive the way the trance produces meaning and which meanings are possible from the positions of subject and the emergence rules. The Candomblé is a religion formed from the African diaspora in the Americas. As its formation is not homogeneous, it appeared varied worship in areas of the national territory. The Candomblé studied has Ketu origin, formed basically of Africans from the ethnic groups Yoruba and Jeje from the West Africa. The community that was the locus of this research is the Ilê Axé Igbem Balè, led by the matriarch Mother Jane d‘Omolu, in Aparecida de Goiânia, the metropolitan area of the Capital. Gathering oral statements collected in interviews with the community, descriptions of the field notebook from the community etnography, studies of the literature and the interpretive analysis of the ritual dance of orishas, it was built the corpus that enabled to consider the polysemic range of the term trance. The Discourse Analysis applied in this study comes from Foucault and Bakhtin. These authors contributed for the understanding of the discursive scenario, as well as for the statements analysis. Moreover, it was used the Foucault‘s presuppositions as dispersion, archeology, discursive practices and the relationship between power-knowledge, and the conceptions of ideological sign and Bakhtin‘s dialogism when it was required. Therefore, the goal was not to confront the authors, but always use their concepts when one was more appropriate than the other. In the field of African studies the authors Bastide, Márcio Goldman, Reginaldo Prandi, Pierre Verger and Wagner Gonçalves were the base. At the end of the research it is intended do give important contributions on the attributed meanings for the ritualistic trance.
Palavras-chave: Transe
Discurso religioso
Prática discursiva
Enunciados visuais
Candomblé em Goiás
Trance
Religious discourse
Discursive practice
Visual statements
Candomblé em Goiás
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: MORAES-Junior, Mário Pires de. Candomblé – discurso em transe. 2014. 155 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4369
Data de defesa: 29-Mai-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

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