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Tipo do documento: Dissertação
Título: Comunicação e espaço: uma análise do lugar da noção de Jogo usando o caso do Foursquare
Título(s) alternativo(s): Communication and space: an analysis of the place of game notion on the Fourquare´s case
Autor: Jesus, Raniê Solarevisky de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/4742637728287269
Primeiro orientador: Christino, Daniel
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1395742383165403
Primeiro membro da banca: Christino, Daniel
Segundo membro da banca: Rocha, Cleomar de Souza
Terceiro membro da banca: Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos
Resumo: Ao abrigar inúmeros conceitos, o campo da comunicação fica sem nenhum que possa representá-lo frente a outras áreas. Na busca de caminhos para tratar de pesquisas inseridas no campo da comunicação, a perspectiva de Vilém Flusser vem ganhando cada vez mais notoriedade. Suas reflexões em torno da intrincada relação entre Comunicação e Espaço parecem alinhadas com a grande expansão no uso de mídias locativas. Paralelo a esse processo, encontra-se a noção de que o homem contemporâneo, mais do que os de outrora, encontra-se inebriado pelo jogo – que assumiu novas formas mediáticas na figura dos videogames. E redes sociais como o Foursquare parecem reunir características que expõe exatamente o encontro desses dois movimentos. Neste trabalho, exploramos os conceitos de Comunicação, Espaço e Jogo utilizando os contrutos de Flusser como linhas para unir retalhos, formando um tecido (que esperamos que seja) coerente. As reflexões são ilustradas pelo exemplo da rede social baseada em geolocalização Foursquare, cujos usos potenciais servem como o objeto de nossas análises. Nossas observações finais permitem-nos classificar o Foursquare como um jogo, reafirmar a natureza lúdica do homem de nosso tempo – que lida com softwares o tempo todo –, e atestar a capacidade humana de compor espaços sem que eles precisem ser concretos: o vivido, o percebido e o concebido podem ser construídos e mapeados pelo uso das mídias locativas tal qual fazíamos com instrumentos antigos, com a diferença de que referências compartilhadas e outras características expandem a realidade que toma forma em nossos mapas mentais – alterando essa atividade de mapeamento. Além disso, a investigação conduziu-nos a numerosas interrogações que apontam para outras temáticas subexploradas na pesquisa em Comunicação e na academia brasileira, sobretudo em relação aos videogames e suas sensações particulares, aos novos caminhos da memória, e outras questões mais singulares.
Abstract: (Sem resumo em outra língua)
Palavras-chave: Comunicação
Espaço
Jogo
Mídias Locativas
Flusser
Foursquare
Área(s) do CNPq: COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: Jesus, R. S. Comunicação e espaço: uma análise do lugar da noção de Jogo usando o caso do Foursquare. 2014. 176 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4370
Data de defesa: 10-Set-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

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