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Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas discursivas de subjetivação na literatura para a formação de professores de surdos
Título(s) alternativo(s): Discursive practises of subjectification on literature for education of teachers of deaf students
Autor: Mendes, Alex
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/9754264682733121
Primeiro orientador: Paniago, Maria de Lourdes Faria dos Santos
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8997183290450687
Primeiro membro da banca: Paniago, Maria de Lourdes Faria dos Santos
Segundo membro da banca: Tasso, Ismara Eliane Vidal de Souza
Terceiro membro da banca: Souza, Agostinho Potenciano de
Resumo: Este trabalho de pesquisa objetiva investigar as práticas de subjetivação presentes na literatura utilizada na formação de professores para trabalhar com alunos surdos na Educação Básica pública. Desde os meados da década de 1990 do século XX, no Brasil, esforços vêm sendo realizados para que surdos possam se incluir na escola regular, ação que pressupõe a preparação dos professores para cuidar ensinar uma clientela historicamente apartada da escola, a partir do conhecimento sobre as características e especificidades de aprendizagem desses alunos. Nesse ponto é que a análise desse trabalho se inicia ao tomar como corpus obras de literatura pedagógica que buscam explicar ao professor em formação fatos sobre a surdez, a partir de objetivos políticos e pedagógicos diversos e até mesmo divergentes. A começar pela abordagem histórica a respeito da Educação Inclusiva, a sua definição e embasamento teórico/pedagógico até a legislação educacional que autoriza a existência de uma modalidade educacional voltada para um grupo que possui características específicas de aprendizagem. O trabalho passa à discussão da arqueologia foucaultiana, que desvenda, a partir de suas categorias de compreensão da função enunciativa, a organização básica das práticas discursivas, seus objetos, modalidades e as relações com os possíveis sujeitos que são autorizados a dizer sobre a surdez e os tipos de sujeito que esses ditos pretendem formar. Nesse ínterim, o corpus da pesquisa é referenciado para que se possa saber qual o valor, a utilidade dessas teorias na construção da análise. Em seguida, a o trabalho prossegue sobre os processos de subjetivação, estendendo ao corpus a discussão de Foucault a respeito do discurso e suas interdições, a genealogia do poder e a formação das subjetividades; a noção de identidade no momento atual, segundo a abordagem filosófica e sociológica de Hall e nas abordagens sobre vida, política e modernidade líquida de Bauman. Por fim, há uma análise específica das práticas de subjetivação possíveis de se ressaltar a partir das abordagens anteriores, para que se demonstre a produção de sujeitos profissionais da educação que tenham uma determinada noção de identidade.
Abstract: This research work aims on subjectification practises presents on literature read by teachers under the process of professional education to work with deaf students in basic education in public schools. Since middle 90‟s of twentieth century in Brazil, efforts are made to maintain deaf students in regular schools. This action presupposes prepared teachers to take care and teach people who historically were apart from the school, starting from getting knowledge about characteristics and specifications about how these students learn. At this point, this research analysis begins when it takes as corpus some pedagogic literature works that aims to explain to the teacher under formation facts about deafness, starting with political and pedagogical aims that are diverse and even dissonant. The work begins with a historical approach about Inclusive Education, its definition and pedagogical/theoretical basis until it gets to the educational laws that authorise the existence of an educational modality oriented to a group that has specific characteristics of learning. Starting from this, the work goes to analysis of Foucault‟s archaeology that unravels by its categories of comprehension of enunciative function, the basic organization of discursive practises, its objects, modalities and the relations with the possible subjects that are authorized to discourse about deafness and the kind of subjects this kind of sayings intend to form. At this point, the research corpus is referred to know how these theories are worth to the analysis process. The next step, the analysis goes on the process of subjectification, spreading to the corpus the discussion of Foucault about discourse and its interdicts, the genealogy of power and the formation of subjectivities. The analysis also occupies itself with the notion of identity in nowadays, in according to the philosophical and sociological approach of Hall and under the concepts of life, politics and liquid modernity of Bauman. Finally, there is a specific analysis of subjectification practises that are possible to highlight from the anterior approaches, to demonstrate the production of educational professional subjects that have a certain notion of identity.
Palavras-chave: Subjetivação
Formação de professores
Práticas discursivas
Surdez
Discurso
Subjectification
Teacher education
Discursive practises
Deafness
Discourse
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: MENDES, A. Práticas discursivas de subjetivação na literatura para a formação de professores de surdos. 2013. 166 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4497
Data de defesa: 18-Nov-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

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