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Tipo do documento: Dissertação
Título: A constituição de uma escola ecossistêmica: novas práticas educacionais sob a perspectiva da ecolinguística e do imaginário
Título(s) alternativo(s): The constitution of an ecosystem school: new educational practices from the perspective of ecolinguistic and imaginary
Autor: Borges, Lorena Araújo de Oliveira
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6807925284266201
Primeiro orientador: Couto, Elza Kioko Nakayama Nenoki do
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8282195794917233
Primeiro membro da banca: Couto, Elza Kioko Nakayama Nenoki do
Segundo membro da banca: Siqueira, Kênia Mara de Freitas
Terceiro membro da banca: Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca
Resumo: O presente trabalho percorre diferentes campos epistemológicos para observar e analisar a constituição de uma instituição de ensino ecossistêmica a partir do estudo de caso da Escola Municipal Desembargador Amorim Lima (EMDAL), de São Paulo. Como fundamentação teórica e metodológica são mobilizados os conceitos da Ecolinguística, com enfoque sobre a vertente ecossistêmica desenvolvida no eixo Brasília-Goiânia, e da Antropologia do Imaginário, de Gilbert Durand. Tais referências possibilitam a compreensão de como a escola em questão, a partir de mudanças estabelecidas nas práticas cotidianas, constitui-se como uma instituição pautada nos princípios da Ecologia Profunda, com enfoque nos princípios da interação e da comunhão, buscando promover relações mais harmoniosas dos indivíduos entre si e com o meio ambiente físico. Foi possível observar, a partir da análise do corpus, que tanto o discurso colocado em circulação pelo Projeto Político Pedagógico quanto os elementos simbólicos – dentre eles o mito – dessa instituição se mobilizam para permitir que ela se diferencie das escolas tradicionais, estabelecendo-se como uma escola ecossistêmica.
Abstract: This paper covers different epistemological fields to observe and analyze the creation of an ecosystem education institution from the case study of the Escola Municipal Desembargador Amorim Lima (EMDAL). As theoretical and methodological foundation are mobilized the concepts of Ecolinguistic, focusing on the ecosystem framework developed in Brasilia- Goiania axis, and Imaginary Anthropology, of Gilbert Durand. Such references enable us to understand how the school in question, from changes brought in daily practices, was established as an institution based on the principles of Deep Ecology, focusing on the principles of interaction and fellowship, seeking to promote more harmonious relations of individuals with each other and with the physical environment. It was observed, from the corpus analysis, that the speech put into circulation by the Pedagogical Political Project and the symbolic elements – among them the myth – of this institution allows it to be different of the traditional schools, establishing itself as an ecosystem school.
Palavras-chave: Antropologia do imaginário
Ecolinguística
Novas práticas pedagógicas
Imaginary anthropology
Ecolinguistic
New pedagogical practices
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: BORGES, L. A. O. A constituição de uma escola ecossistêmica: novas práticas educacionais sob a perspectiva da ecolinguística e do imaginário. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4516
Data de defesa: 13-Fev-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

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