Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4590
Tipo do documento: Dissertação
Título: É uma garota com tom de garoto: processos de recepção fílmica com crianças e adolescentes a partir do filme Tomboy
Título(s) alternativo(s): It´s a girl with boy shade: film reception processes with children and adolescents with Tomboy movie
Autor: Queiroz, Brisa Evangelista de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/4256770049642787
Primeiro orientador: Souza, Maria Luiza Rodrigues
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/2356260805513956
Primeiro membro da banca: Souza, Maria Luiza Rodrigues
Segundo membro da banca: Hirano, Luis Felipe Kojima
Terceiro membro da banca: Fernandes, Felipe Bruno Martins
Resumo: Essa pesquisa propõe um estudo antropológico, a partir da análise da recepção fílmica, com grupos de crianças e adolescentes, de uma obra cinematográfica que aborda crianças que lidam com questões sobre gênero e sexualidade. A intenção foi a de refletir sobre as infâncias e suas dinâmicas em termos de sexualidade e gênero, tomando o cinema como vetor das discussões. Como objeto de estudo e mediação desta pesquisa foi escolhido o filme Tomboy (2011) e, para dialogar com tal filme, alunos/as de uma escola de teatro e, em comparação, alunos/as de duas escolas de ensino fundamental, todas elas localizadas no Setor Pedro Ludovico, na região sul de Goiânia. O filme trata de questões de gênero e sexualidade do ponto de vista da personagem principal, que é uma criança. Com esse processo de exibições e discussões, objetivou-se levantar reflexões por parte dos/as participantes sobre como eles/as interpretaram as situações pelas quais a personagem principal passa e dar a abertura para que opinassem a respeito de situações semelhantes em seus cotidianos. Além de observar se há e quais são as diferenças encontradas entre as percepções de uma experiência de recepção fílmica realizada em ambiente escolar e outra realizada em um ambiente que incentiva posturas mais ativas por parte dos/as participantes.
Abstract: This research proposes an anthropological study, based on the analysis of film reception with groups of children and adolescents, of a picture that tells us a story of children who deal with issues of gender and sexuality. The intention was to reflect about childhoods and their dynamics in terms of sexuality and gender, using film as a stimulus for discussions. The movie Tomboy (2011) was chosen as the object of study and mediation of this research. To dialogue with that film, students of a drama school and, in comparison, students of two elementary schools were invited, all of the schools located at Setor Pedro Ludovico, south area of Goiânia. The film deals with issues of gender and sexuality from the point of view of the main character who is a child. This process of exhibitions and discussions was aimed at stimulating the participants to reflect on how they interpreted the events that the main character deals with and give them an opportunity to express their opinions about similar situations in their daily lives. In addition it was intended to observe whether there was and which were the differences between the perceptions of a film reception experiment in school environment and in another one that encourages a more active stance by the participants.
Palavras-chave: Infâncias
Gênero
Sexualidade
Recepção fílmica
Childhoods
Gender
Sexuality
Film reception
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (FCS)
Citação: QUEIROZ, B. E. É uma garota com tom de garoto”: processos de recepção fílmica com crianças e adolescentes a partir do filme Tomboy. 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4590
Data de defesa: 10-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Antropologia Social (FCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Brisa Evangelista de Queiroz - 2015.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons