Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4725
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Batalha das máscaras: animação experimental digital baseada nas cavalhadas de Pirenopólis |
Título(s) alternativo(s): | Mask's battle: experimental digital animation based on cavalhadas of Pirenópolis city |
Autor: | Teixeira, Iuri Araújo Cardoso |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/0577694282258883 |
Primeiro orientador: | Berardo, Rosa Maria |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/5933853765756576 |
Primeiro membro da banca: | Berardo, Rosa Maria |
Segundo membro da banca: | Franco, Edgar Silveira |
Terceiro membro da banca: | Mendonça, Maria Luiza Martins de |
Quarto membro da banca: | Guimarães, Leda Maria de Barros |
Quinto membro da banca: | Christino, Daniel |
Resumo: | O principal objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma animação experimental bidimensional que utilizou recursos digital de simulação de técnicas artísticas tradicionais de desenho e pintura. Para isso, foi feito um levantamento histórico da animação experimental e como ela se desenvolveu pelo mundo, até o surgimento das primeiras produções brasileiras. Como referência, foram analisados os trabalhos em animação de cinco artistas e animadores experimentais dos países Brasil, Estados Unidos, Canadá, Rússia e Japão. A partir dessas análises houve a aplicação de seus métodos de execução, artísticos e cinematográficos, explorando simulações de materiais como pastel a óleo, lápis de cor, tinta acrílica e movimentação de câmeras através de softwares. A temática narrativa selecionada para o desenvolvimento de uma historia de animação foi o festival das Cavalhadas, em Pirenópolis, representando sua origem medieval na Europa, até sua chega ao Brasil e ao estado de Goiás, mostrando sua relevância como manifestação cultural regional. |
Abstract: | The main objective of this work was develop an experimental 2D animation which used digital resources to simulate traditional artistic techniques of drawing and painting. For this, I made a historical survey of experimental animation around the world, until the emergence of the first Brazilian productions. For references, animation analysis of five experimental artists and animators from countries like Brazil, Canada, United States, Russia and Japan. Based on these analyzes, there was the application of its artistic and cinematographic methods, exploring simulations of materials like oil pastel, colored pencil, acrylic paint and moving cameras via software. The narrative theme selected for the development of an animated story was the festival of Cavalhadas in Pirenópolis, representing its medieval origin in Europe, until his arrives in Brazil and the state of Goiás, showing its relevance as a regional cultural event. |
Palavras-chave: | Cinema Animacao Arte Experimental Cavalhadas Poeticas Cinema Animation Art Experimental Poetics |
Área(s) do CNPq: | ARTES::CINEMA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV) |
Citação: | TEIXEIRA, I. A. C. Batalha das máscaras: animação experimental digital baseada nas cavalhadas de Pirenopólis. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4725 |
Data de defesa: | 15-Abr-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Arte e Cultura Visual (FAV) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Iuri Araújo Cardoso Teixeira - 2015.pdf | 9,21 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons