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Tipo do documento: Dissertação
Título: Circulação da fé na mídia social: crenças em reelaboração
Título(s) alternativo(s): Faith circulation in social media: a reelaboration of beliefs
Autor: Oliveira, Frederico Ramos
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2791932279957633
Primeiro orientador: Freitas, Luiz Antonio Signates
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/0464596762919932
Primeiro membro da banca: Freitas, Luiz Antonio Signates
Segundo membro da banca: Christino, Daniel
Terceiro membro da banca: Moreira, Alberto
Resumo: A mídia social é um espaço importante em nossos tempos, no qual surgem novas comunidades. A religiosidade tem participado destas comunidades e tem sido transformada pela economia destas mídias sociais. A partir da análise de conteúdo de dez vídeos do gênero vlog e seus comentários, aponta-se para a existência de dinâmicas específicas de legitimação no YouTube. O conteúdo religioso concede certa legitimidade ao vlogger religioso, contudo, também se depende de outros elementos para sua manutenção, como o modo como se fundamenta, a proximidade entre o conteúdo e as ideias do usuário e a aparência do vlogueiro. O vlog é um gênero do YouTube que agenda discussões, mas também é agendado. Oferece condições de um debate qualificado, quando os interlocutores concordam em obedecer a uma ética da comunidade. Neste espaço, o conteúdo religioso não somente é divulgado, mas discutido e reelaborado. Um fato social é problematizado, forja ideais éticos que influenciam a formulação de interditos, reelaborações e intervenções. Estes são aspectos da circulação do sentido religioso no YouTube.
Abstract: Nowadays, social media has become an important social space in which emerges new communities. Religiousness participates in these communities while is transformed by these social media’s economy. By content analysis of ten videos from vlogs, and their comments, it appoints that there are some specific dynamics to legitimate someone on YouTube. Religious content contributes sharing legitimacy to its preachers, as the religious vlogger. However, it also rely on other elements as how one presented his own argument, if it is similar to user’s ideas, and the way a vlogger looks. A vlog is a YouTube gender and spread a debate about a theme, but also can be record after a community call. It offers specific conditions for a qualified discussion when the youtubers agree to obey the community ethic. In the social media, the religious content is publicized, discussed and is elaborated again. An act of reflection about social facts creates some ethic ideals. They change what is considered forbidden and how this notion is conceived and how it is questioned. This are some aspects of religious meaning circulation in YouTube.
Palavras-chave: Religiosidade
YouTube
Sentido religioso
Comunicação
Religiousness
YouTube
Religious meaning
Communication
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: OLIVEIRA, F. R. Circulação da fé na mídia social: crenças em reelaboração. 2015. 186 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4920
Data de defesa: 17-Set-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

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