Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4926
Tipo do documento: Dissertação
Título: A inserção da temática ambiental no ensino superior: uma análise dos cursos de formação de professores da UFG
Título(s) alternativo(s): The integration of environmental issue in higher education: a review of training courses of science and mathematics professors of UFG
Autor: Rocha, Ana Flávia Veloso
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/8423537183377375
Primeiro orientador: Echeverria, Agustina Rosa
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/5515276044247189
Primeiro membro da banca: Echeverria, Agustina Rosa
Segundo membro da banca: Lima, Sandra Maria Faleiros
Terceiro membro da banca: Rosa, Dalva Eterna Gonçalves
Resumo: Esta dissertação tem como objeto investigar a inserção da temática ambiental nos cursos de formação de professores em Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Samambaia, levando em consideração os Projetos Pedagógicos de cada curso mencionado (PPC) e os discursos dos professores que inserem tal temática em suas disciplinas. Para a realização deste estudo, utilizamos como documento de referência a Lei 9795/99, que, em seu parágrafo 11º, diz: “a dimensão ambiental deve constar nos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas”. Nossa fundamentação teórica parte do Materialismo Histórico Dialético. Por sua vez, utilizamos a Análise de Conteúdo para categorização dos dados contidos nos PPC, bem como entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados nos discursos dos professores. Constatamos a abordagem da temática ambiental de forma fragmentada e pontual nos cursos de Biologia e Química e a ausência de sua abordagem nos cursos de Matemática e Física. Quanto às metodologias e ações de ensino que permitem a abordagem da dimensão ambiental, como formação de uma postura crítica-reflexiva e abordagem interdisciplinar do conteúdo, observamos que, embora os cursos façam referência a essas questões em seus objetivos, isso não se materializa nas ementas das disciplinas. Apontamos que a concepção da maioria dos professores entrevistados acerca dos conceitos ambientais segue uma tendência hegemônica que não considera o modo de produção capitalista como o precursor da crise ambiental. A estrutura curricular apresentada pelos mesmos segue exigências das Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores e as Diretrizes Curriculares inerentes a cada curso, que são baseados na concepção da “formação por competência” não colaborando de forma significativa para a “construção do saber ambiental” e de uma sociedade efetivamente sustentável.
Abstract: This work has as objective to investigate the integration of environmental issues in teacher training courses in Sciences (Biology, Chemistry, Physics) and Mathematics at the Federal University of Goiás (UFG), Samambaia Campus, taking into account the pedagogical projects in each course mentioned (PPC) and the discourse of teachers who enter this theme in their disciplines. For this study, we used as reference document the Law 9795/99, which, in paragraph 11, says: "the environmental dimension should be included in the curricula of teacher training at all levels and in all disciplines." Our theoretical foundation parts from of the Historical Materialism Dialectic. In turn, we use the Content Analysis to categorize the data contained in the PPC as well as semi-structured interview as a tool for data collection in the discourse of teachers. We found the approach of environmental issues scattered and punctual in Biology and Chemistry courses and the absence of approach on this issue in the courses of Mathematics and Physics. As to the methodologies and teaching actions that allow the approach of the environmental dimension, as formation of a criticalreflexive and interdisciplinary approach to the content, we observed that although the courses make reference to these issues in their goals, it does not materialize in the every day classes. We point out that the idea of most teachers interviewed about environmental concepts follows a hegemonic trend that does not consider the capitalist mode of production as the forerunner of the environmental crisis. The curriculum presented by same follows requirements of the Curriculum Guidelines for Teacher Training and Curriculum Guidelines inherent in each course, which are based on the concept of "training by competence" not significantly contributing to the "construction of environmental knowledge" and a truly sustainable society.
Palavras-chave: Inserção da temática ambiental
Formação de professores
Sustentabilidade ambiental
Insertion of thematic environmental
Teacher training
Environmental sustainability
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)
Citação: ROCHA, A. F. V. A inserção da temática ambiental no ensino superior: uma análise dos cursos de formação de professores da UFG. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4926
Data de defesa: 8-Abr-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)

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