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Tipo do documento: Tese
Título: A correção dialogada entre professora e alunos como ferramenta para a promoção da autonomia do aprendiz: um estudo sobre a construção de textos escritos em inglês
Título(s) alternativo(s): A dialogical correction between a teacher and her students as a tool to promote the learner's autonomy: a study about the correction of texts written in English
Autor: Vieira, Paula Franssinetti de Morais Dantas
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0300907546530510
Primeiro orientador: Figueiredo, Francisco José Quaresma de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1701940743664871
Primeiro membro da banca: Figueiredo, Francisco José Quaresma de
Segundo membro da banca: Fernández, Isabel Gretel Maria Eres
Terceiro membro da banca: Miccoli, Laura Stella
Quarto membro da banca: Figueredo, Carla Janaína
Quinto membro da banca: Ferreira, Maria Cristina Faria Dalacorte
Resumo: Nesta pesquisa me propus a investigar o processo de correção dialogada entre professor e aluno (BRENDER,1998; FIGUEIREDO, 2005; WALKER, 1992), e verificar como essa ferramenta colaborativa, amparada pela teoria sociocultural, pode contribuir para a melhoria da escrita de textos em inglês pelos aprendizes (ALLWRIGHT; BAILEY, 1991; BRUFEE, 1999; FIGUEIREDO, 2006a, 2009; FIGUEIREDO; LIMA, 2013). A correção dialogada auxilia o aluno a diminuir sua ansiedade em relação ao erro e, ao mesmo tempo, contribui para que o aprendiz solucione suas dúvidas diretamente com o professor. Trata-se de um estudo de caso (BIALYSTOK; SWAIN, 1978; JOHNSON, 1992) quali-quantitativo de natureza etnográfica colaborativa (BORTONI-RICARDO; PEREIRA, 2006), cujos dados foram coletados no segundo semestre de 2013 em uma IES pública em Goiânia e contou com a participação de uma professora e seus onze alunos, que cursaram a disciplina Prática Escrita de Inglês II. Todas as aulas e momentos de correção dialogada foram gravadas em vídeo, questionários foram aplicados à professora e aos alunos, e entrevistas após os momentos de correção dialogada foram realizadas com os participantes. A análise dos dados confirma a importância da correção dialogada para a interação professor/aluno e aos poucos revela que esse processo pode conduzir o aprendiz por caminhos que o tornam mais autônomo, conforme advogam Benson e Voller (1997) e Pennycook (1997), entre outros.
Abstract: In this study, I aimed to investigate the process of dialogic error correction between a teacher and her students (BRENDER, 1998; FIGUEIREDO, 2005; WALKER, 1992), and see how this collaborative tool supported by the sociocultural theory, can contribute to the learners‘ ability to write texts in English (ALLWRIGHT; BAILEY, 1991; BRUFEE, 1999; FIGUEIREDO, 2006a, 2009; FIGUEIREDO; LIMA, 2013). The dialogic correction or conference helps students to lower their anxiety over their errors and, at the same time, learners can solve their doubts directly with the teacher. This is a quali-quantitative case study (BIALYSTOK; SWAIN 1978, Johnson 1992) based on collaborative ethnography principles (BORTONI-RICARDO; PEREIRA, 2006), whose data were collected in the second term of 2013, in a public education institution in Goiânia. The study counted with the participation of the teacher and her eleven students, who attended the course of Prática Escrita de Inglês II. To collect the data, all classes and conferencing moments were videotaped and transcribed later, questionnaires were applied to the teacher and her students, and interviews were performed with all participants after conferencing moments. Data analysis confirms the importance of dialogic conferencing for teacher/student interaction and reveals that the dialogic process of correction can lead the learner in ways that make him/her more autonomous as is advocated by Benson and Voller (1997), and Pennycook (1997), among others.
Palavras-chave: Colaboração
Processo
Texto
Autonomia
Collaboration
Process
Text
Autonomy
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: VIEIRA, P. F. M. D. A correção dialogada entre professora e alunos como ferramenta para a promoção da autonomia do aprendiz: um estudo sobre a construção de textos escritos em inglês. 2015. 262 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4936
Data de defesa: 27-Abr-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras e Linguística (FL)

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