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Tipo do documento: Dissertação
Título: Telejornalismo e cidadania: o conteúdo colaborativo e a participação do telespectador na dinâmica do Jornal Nacional e J A 2ª edição
Título(s) alternativo(s): TV journalism and citizenship: the collaborative content and the viewres TV's participation in the dynamics of the Jornal Nacional and J A 2a. edição
Autor: Costa, Ana Manuela Arantes
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/1876526830511711
Primeiro orientador: Temer, Ana Carolina Rocha Pessôa
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/2424054335258827
Primeiro membro da banca: Temer, Ana Carolina Rocha Pessôa
Segundo membro da banca: Moraes, Ângela Teixeira de
Terceiro membro da banca: Santos, Marli dos
Resumo: Os avanços tecnológicos, em especial aqueles trazidos com a internet, provocam mudanças no conteúdo do telejornalismo, particularmente no momento em que quedas na audiência determinam a procura por opções para oferecer informação de forma ágil e com alternativas que permitam contato com telespectadores. Com esse cenário, o conteúdo colaborativo enviado por telespectadores para a produção dos telejornais tem se mostrado como uma ferramenta estratégica para manter a preferência e audiência da televisão. Esse espaço pode ter o potencial para abrir portas para uma participação cidadã, de forma que os receptores participem da construção da informação. A partir dessa noção, foi realizada uma revisão bibliográfica referente aos conceitos de comunicação, cidadania, jornalismo e à abordagem da existência de conteúdos colaborativos no telejornalismo. Como metodologia, foi proposta a análise de conteúdo de vídeos do Jornal Nacional e do JA 2ª edição, ambos telejornais da Rede Globo, com intuito de identificar os tipos de conteúdos colaborativos presentes e a sua influência no fazer jornalístico. Com essa abordagem, este estudo buscou responder como os conteúdos colaborativos poderiam abrir espaço para o exercício da cidadania por meio do telejornalismo, apresentando uma análise desse momento de adaptação do jornalismo na TV, assim como as mudanças que afetam as etapas estratégicas das rotinas produtivas da televisão e o processo de aproximação do telespectador como um aliado do telejornalismo. A análise apontou que, mesmo que o conteúdo colaborativo permita o compartilhamento de informações, ainda não há efetiva abertura para a participação cidadã, uma vez que o controle do que será exibido na televisão permanece com os produtores dos telejornais. Não há uma preocupação em discutir a cidadania, mas sim intenções mais mercadológicas do que incentivadoras de práticas cidadãs.
Abstract: Technological progress, especially those originated on the Internet, leads some changes at television news, particularly nowadays when the audience loss settles a pursuit for options which offers active information and contact with viewers. In that scenery, collaborative content sent by viewers to TV producers has been shown as a strategic tool to keep the preference and audience on TV. This place has a potential to open new ways for citizen participation so that receivers now have roles while the information is been produced. From this idea, it was made a literature review of communication concepts, citizenship, journalism and the existence of collaborative content in TV journalism. The proposed methodology was video content analysis of the Jornal Nacional and JA 2ª edição, both Rede Globo products, in order to identify the sort of collaborative contents in them and also how they affect citizen construction by TV journalism. From that point, this study aims to answer how collaborative contents could contribute to citizen construction in TV news, presenting an analysis of this moment in which the journalism from TV is adapting itself, as well as changes who affect strategic producing routine on TV and the process of approach to viewers like an ally for TV journalism. The analysis pointed out that, even if the collaborative content allows the sharing of information, still there is no effective opening for citizen participation, since the control of what appears on television remains with producers of TV journalism. There is no a concern in discussing citizenship, but the intentions are more geared toward the audience than practices that encouraging citizens.
Palavras-chave: Comunicação
Cidadania
Jornalismo
Telejornalismo
Colaboração
Communication
Citizenship
Journalism
TV journalism
Collaboration
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: COSTA, A. M. A. Telejornalismo e cidadania: o conteúdo colaborativo e a participação do telespectador na dinâmica do Jornal Nacional e J A 2ª edição. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5001
Data de defesa: 26-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

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