Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5013
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma proposta de sequência didática a partir do trabalho com o gênero piada
Título(s) alternativo(s): A propose of didactic sequence from the work with joke genre
Autor: Cerqueira, Maria Goreti Barichello
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/1040057770259164
Primeiro orientador: Galvão, Vânia Cristina Casseb
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/4483153034836149
Primeiro membro da banca: Galvão , Vânia Cristina Casseb
Segundo membro da banca: Barros , Cláudia Graziano Paes de
Terceiro membro da banca: Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca
Resumo: Este trabalho, com base na teoria funcionalista da linguagem, tem como objetivo propor uma sequência didática, a partir da análise de dimensões linguístico-discursivas visíveis em textos do gênero piada. As práticas de reflexão são voltadas para os professores do Ensino Médio e se constroem a partir de questões de natureza semântico-pragmática, elaboradas a partir de enunciados presentes na esfera humorística, que exploram as alterações no acionamento das construções linguísticas, ou seu preenchimento, o que leva ao riso. O aporte teórico da reflexão e das propostas de intervenção parte da teoria funcionalista, a partir de autores como Halliday (1985), Dik (1989), Neves (1997, 2006, 2010), Martelotta (2010), Castilho (2010), Casseb- Galvão (2011), Rauber (2005); das propostas de ensino-aprendizagem apresentadas por Antunes (2003), Franchi (2006), Geraldi (1993), Pauliukonis (2011); dos estudos bakhtinianos sobre gêneros discursivos, Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Faraco (2009); da análise do funcionamento das piadas com base em Freud (1996a,1996b, 1996c), Raskin (1985), Travaglia (1989b, 1990, 1995), Possenti (1998, 2000); da sugestão de formação integral de Zabala (1998). A metodologia centra-se na pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e os resultados apontam para uma proposta de aplicação que reconhece a possibilidade de que os textos estudados podem potencializar a reflexão sobre os efeitos de sentido e, com isso, permitir o desenvolvimento de diferentes habilidades linguísticas e discursivas nos alunos.
Abstract: This work, based on the functionalist theory of language, aims to propose a didactic sequence, based on the analysis of linguistic-discursive dimensions visible in joke genre texts. Reflection practices are geared towards high school teachers with issues of semantic-pragmatic nature, drawn from the statements present in the humorous sphere, exploiting the changes in the activation of linguistic constructions, or its padding that make you laugh. The theoretical basis of reflection and proposals for action comes from functionalist theory, from actors such as – Halliday (1985), Dik (1989), Neves (1997, 2006, 2010), Martelotta (2010), Castilho (2010), Casseb-Galvão (2011), Rauber (2005); the teaching-learning proposals presented by Antunes (2003), Franchi (2006), Geraldi (1993), Pauliukonis (2011); of Bakhtin studies on genres, Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Faraco (2009); the analysis of the functioning of jokes based on Freud (1996a, 1996b, 1996c), Raskin (1985), Travaglia (1989b, 1990, 1995), Possenti (1998, 2000); the suggestion of integral formation of Zabala (1998). The methodology focuses on qualitative research with bibliographic feature and the results point to a plan implementation that recognizes the possibility that the studied texts can enhance the reflection on the effects of meaning and, therefore, allow the development of different linguistic and discursive students’ skills.
Palavras-chave: Funcionalismo
Sequência-didática
Gêneros discursivos
Piada
Functionalism
Sequence-didactic
Discursive genres
Jokes
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: CERQUEIRA, M. G. B. Uma proposta de sequência didática a partir do trabalho com o gênero piada. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5013
Data de defesa: 3-Jul-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Maria Goreti Barichello Cerqueira - 2015.pdf1,7 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons