Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5023
Tipo do documento: Dissertação
Título: A prática da leitura de poesia para a formação humana e crítica do aluno no ensino médio
Título(s) alternativo(s): The practice of poetry reading to human and critical development of high school´s students
Autor: Ribeiro, Cleunice Terezinha da Silva
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2022903889854312
Primeiro orientador: Silva, Célia Sebastiana
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/6040720460185023
Primeiro membro da banca: Silva, Célia Sebastiana
Segundo membro da banca: Cruvinel, Maria de Fátima
Terceiro membro da banca: Assumpção, Albertina Vicentini
Resumo: O presente trabalho constitui um estudo sobre a leitura de poesia para a formação humana e crítica do aluno de Ensino Médio. O objeto de pesquisa é a leitura de poesia de dois poetas modernos e dois contemporâneos, sendo eles: Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, José Paulo Paes e Paulo Leminski. Esta investigação discute o papel da poesia em sala de aula, considerando o processo de escolarização da leitura literária, bem como investiga como a poesia desses poetas pode contribuir para a formação humana e crítica de alunos no Ensino Médio. A parte prática da pesquisa consiste em uma coleta de dados em uma escola pública estadual, com uma intervenção nas aulas de Língua Portuguesa da primeira série do Ensino Médio; aplicação de questionários; produções dissertativas e confecção de um memorial de leitura, que contemplam as indagações da pesquisa. Como referencial teórico, são considerados os estudos de Jorge Larrosa (2000), Antonio Candido (2004), Todorov (2009), Octávio Paz (1993); e os documentos Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, 1996); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1999); Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCPEM, 2006), entre outros. Os resultados deste estudo apontam para a mediação da leitura em sala de aula e a formação crítica e humana.
Abstract: This dissertation is a study about the poetry reading contribution to human and critical development of high school’s students. The research subject is poetry reading of two modern poets and two contemporary writers, as follows: Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, José Paulo Paes and Paul Leminski. This research discusses the role of poetry in the classroom, considering the educational process of literary reading, as wells as it investigates how the poetry of these poets can contribute to human development and critical students in high school. The implementation of the work follows the guidances of Bordini and Aguiar Recepcional Method (1993), with questionnaires, poetry analysis (didactic sequence), essay productions and a reading memorial construction. The research questions include the investigation of theoretical texts and official documents that deal with themes about poetry and humanization, poetry and criticism. In order to achieve this, it was recruited as a theoretical approach Jorge Larrosa (2000), Antonio Candido (2004), Todorov (2009), Octavio Paz (1993); and documents Education Law (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN, 1996); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1999); Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCPEM, 2006), among others. The conclusions of this study point to the poetry reading mediation in the classroom and the critical and human development.
Palavras-chave: Leitura
Poesia
Formação
Ensino médio
Reading
Poetry
Training
High school
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE)
Citação: RIBEIRO, Cleunice Terezinha da Silva. A prática da leitura de poesia para a formação humana e crítica do aluno no ensino médio. 2015. 217 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5023
Data de defesa: 15-Jun-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Cleunice Terezinha da Silva Ribeiro - 2015.pdf9,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons