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http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5039
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino-aprendizagem de língua portuguesa [manuscrito] : a relação entre gêneros e discursos costitutivos |
Título(s) alternativo(s): | Teaching-learning portuguese language in the youth and adult education: the relationship between discourse genres and discourse employed |
Autor: | Dias, Daniele Gonçalves |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/2512459927127460 |
Primeiro orientador: | Sousa Filho, Sinval Martins de |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/5359385370592200 |
Primeiro membro da banca: | Sousa Filho, Sinval Martins de |
Segundo membro da banca: | Braggio, Sílvia Lúcia Bigonjal |
Terceiro membro da banca: | Rodrigues, Maria Emilia de Castro |
Resumo: | O presente estudo analisa uma experiência de ensino de Língua Portuguesa realizada com uma turma de 1° ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, do turno noturno, do Colégio Estadual José David Skaf e também problematiza as condições de acesso e permanência do público jovem e adulto nas instituições de ensino, isto é, descreve e analisa aspectos do processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa mediado pelos gêneros do discurso e os discursos empregados nos contextos da Educação de Jovens e Adultos. Para desenvolver os objetivos, mobilizamos uma fundamentação teórica que se ancora nos estudos de Bakhtin (2009, 2011, 2013) e de Freire (1979, 1987, 2003, 2013). O corpus dessa pesquisa foi constituído a partir de produções orais e escritas dos estudantes, durante o desenvolvimento de uma Sequência Didática para o trabalho com o gênero discursivo carta pessoal, de questionários aplicados aos professores, de avisos e documentos afixados nos murais da escola, de anotações do diário de campo e de conversas com a comunidade escolar durante os intervalos das aulas e reuniões. A pesquisa e os dados foram produzidos a partir de um estudo de caso qualitativo. A análise dos dados demonstrou que a experiência de vida dos estudantes está diretamente relacionada ao seu grau de domínio das atividades de escrita e leitura e que diversos fatores contribuíram para que os alunos da EJA tivessem uma trajetória escolar marcada pela descontinuidade. |
Abstract: | This study analyses an experience of Portuguese Language teaching which was performed with a group of first year High School EJA (Youth and Adult Education), in the night period, at Colégio Estadual José David Skaf and also it discusses the conditions of Young and Adult‟s access and permanence in teaching institutions, that is, it describes and analyses the teaching-learning process of Portuguese mediated by the discourse genres and the discourses employed in Youth and Adult Education. So to develop those objectives, we have mobilized a theoretical foundation which anchors in Bakhtin‟s studies (2009, 2011, 20013) and Freire‟s (1979, 1987, 2003, 2013).The corpus of this research was constituted starting from student‟s oral and written productions during the development of an SD (didactical sequence) to work with the discursive genre personal letter, questionnaires applied to teachers, advertisements and documents posted on the school bulletin boards, notes on field diaries and conversations with the school community during time between classes and meetings. The research and the data were produced from an ethnographic qualitative approach. The data analysis has shown that the students‟ life experience is strictly related to their degree of dominance of writing and reading activities and several factors have contributed so that EJA students might have a school period marked by discontinuity. |
Palavras-chave: | Ensino de língua portuguesa Educação de jovens e adultos Gêneros do discurso Acesso e permanência Teaching of portuguese language Youth and adult education Discourse genres Access and permanence. |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Faculdade de Letras - FL (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL) |
Citação: | DIAS, D. G. Ensino-aprendizagem de língua portuguesa [manuscrito] : a relação entre gêneros e discursos costitutivos. 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5039 |
Data de defesa: | 11-Ago-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras e Linguística (FL) |
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