Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5071
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os jogos teatrais de viola spolin: uma pedagogia da experiência
Título(s) alternativo(s): The theater games viola spolin : a pedagogy of experience
Autor: Vieira, Karine Ramaldes
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3920310891809863
Primeiro orientador: Camargo, Robson Corrêa de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9964594962008164
Primeiro membro da banca: Camargo, Robson Corrêa de
Segundo membro da banca: Koudela, Ingrid Dormien
Terceiro membro da banca: Correia, Paulo Petronilio
Resumo: Este estudo analisa a metodologia dos jogos teatrais desenvolvida por Viola Spolin (1906-1994) sob o ponto de vista de um aprendizado pela experiência, examinada a partir dos conceitos de experiência desenvolvidos por William James (1842-1910) e John Dewey (1859-1952). Procuro compreender especificamente os conceitos de experiência na perspectiva destes autores, em suas várias formulações, buscando estabelecer possíveis diálogos com a prática dos jogos teatrais. No panorama da pedagogia do teatro, procuro estabelecer as relações possíveis destes conceitos com a metodologia improvisacional dos jogos teatrais proposta por Viola Spolin.
Abstract: This study analyses the methodology of theater games developed by Viola Spolin (1906-1994) as a process of learning by experience, using the theorethical approach of experience developed by William James (1842-1910) and John Dewey (1859-1952). I establish possible dialogues with the practice of theater games with the distinct theorethical perspectives of both authors aiming to have a better understanding of the methodological improvisation on Drama proposed by Viola Spolin.
Palavras-chave: Jogos teatrais
Viola spolin
Experiência
Pedagogia do teatro
Theater games
Viola spolin
Experience
Drama education
Área(s) do CNPq: ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Performance Cultural (EMAC)
Citação: VIEIRA, Karine. Os jogos teatrais de viola spolin: uma pedagogia da experiência. 2015. 116 f. Dissertação (Mestrado em Performance Cultural) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5071
Data de defesa: 27-Fev-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Performances Culturais (EMAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Karine Ramaldes Vieira - 2015.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons