Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5071
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os jogos teatrais de viola spolin: uma pedagogia da experiência |
Título(s) alternativo(s): | The theater games viola spolin : a pedagogy of experience |
Autor: | Vieira, Karine Ramaldes |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/3920310891809863 |
Primeiro orientador: | Camargo, Robson Corrêa de |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/9964594962008164 |
Primeiro membro da banca: | Camargo, Robson Corrêa de |
Segundo membro da banca: | Koudela, Ingrid Dormien |
Terceiro membro da banca: | Correia, Paulo Petronilio |
Resumo: | Este estudo analisa a metodologia dos jogos teatrais desenvolvida por Viola Spolin (1906-1994) sob o ponto de vista de um aprendizado pela experiência, examinada a partir dos conceitos de experiência desenvolvidos por William James (1842-1910) e John Dewey (1859-1952). Procuro compreender especificamente os conceitos de experiência na perspectiva destes autores, em suas várias formulações, buscando estabelecer possíveis diálogos com a prática dos jogos teatrais. No panorama da pedagogia do teatro, procuro estabelecer as relações possíveis destes conceitos com a metodologia improvisacional dos jogos teatrais proposta por Viola Spolin. |
Abstract: | This study analyses the methodology of theater games developed by Viola Spolin (1906-1994) as a process of learning by experience, using the theorethical approach of experience developed by William James (1842-1910) and John Dewey (1859-1952). I establish possible dialogues with the practice of theater games with the distinct theorethical perspectives of both authors aiming to have a better understanding of the methodological improvisation on Drama proposed by Viola Spolin. |
Palavras-chave: | Jogos teatrais Viola spolin Experiência Pedagogia do teatro Theater games Viola spolin Experience Drama education |
Área(s) do CNPq: | ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Performance Cultural (EMAC) |
Citação: | VIEIRA, Karine. Os jogos teatrais de viola spolin: uma pedagogia da experiência. 2015. 116 f. Dissertação (Mestrado em Performance Cultural) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5071 |
Data de defesa: | 27-Fev-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Performances Culturais (EMAC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Karine Ramaldes Vieira - 2015.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons