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Tipo do documento: Dissertação
Título: Performances da dança-educação: autonomia e autogovernança
Título(s) alternativo(s): Performances of dance-education: autonomy and self-governing
Autor: Pinho, Eurim Pablo Borges
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/4694270311982239
Primeiro orientador: Cunha, Fernanda Pereira da
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8739909013018488
Primeiro membro da banca: Cunha, Fernanda Pereira da
Segundo membro da banca: Correa, Paulo Petronílio
Terceiro membro da banca: Barbosa, Ana Mae
Resumo: Apresentamos nesta dissertação uma pesquisa na área de Performances Culturais no universo da arte-educação, tendo como eixo o debate analítico entre a dança-educação crítica e a tecnicista. Assim, este estudo surge com a crítica sobre a nossa prática, como professor de dança na educação pública, especificamente na Escola Municipal em Tempo Integral Professora Silene de Andrade (EMTIPSA), na cidade de Goiânia – GO. Nossa busca se centra em potencializar sistematicamente, pela dança e seu ensino, ações pedagógicas por meio das quais se possa desenvolver a capacidade de expressão crítica e autônoma dos alunos no mundo que os cerca. A justificativa social deste estudo está no fato de que se pauta em uma educação que propicia a reflexão sobre o próprio poder de reflexão do estudante, ou seja, o desenvolvimento da capacidade de expressão crítica, autônoma e autogovernativa dos estudantes da EMTIPSA, torná-los sujeitos de si, pela expressão de sua autenticidade em dança, o que refletirá na sua expressão de vida. Objetivamos, pela pesquisa-ação, propor, desenvolver e analisar a performance arte-educativa em dança pela problematização do contexto sociocultural do estudante. A voz e o corpo tiveram autonomia para que este estudante fosse capaz de participar efetivamente no processo e no produto dessa performance, na busca de uma experiência consumatória em prol do desenvolvimento de sua autogovernança.
Abstract: In this dissertation we present a research in the field of Cultural Performances within the universe of art education, which has the analytical debate about critical dance-education and technic oriented dance-education as its axis. Therefore, this study arises out of the critique about our own practice as a dance teacher in public education, specifically at Escola Municipal em Tempo Integral Professora Silene de Andrade (EMTIPSA), in the city of Goiânia – Goiás. Our search is centered in systematically developing students’ potentiality through dance and its teaching, taking pedagogical actions as a means to develop the students’ critical and autonomous capability of expression within the world surrounding them. The social justification of this study is in the fact that it is scheduled in an education that fosters the reflection on the student´s own power of reflection, i.e. the development of the capability of his/her autonomous and self-governing critical expression of the EMTIPSA; make them the subject of themselves, through the expression of their authenticity in dance, what will reflect in their life expression. We aim to propose through the research-action, the development and the analyzing of the art-educational performance in dance, though the questioning of the sociocultural context of the student. Voice and body had autonomy so that this student were able to participate effectively in the process and the product of this performance, in the search of a “consummatory” experience towards the development of their selfgoverning.
Palavras-chave: Dança-educação
Autonomia
Autogovernança
Performance
Dance-education
Autonomy
Self-governing
Área(s) do CNPq: ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Performance Cultural (EMAC)
Citação: PINHO, E. P. B. Performances da dança-educação: autonomia e autogovernança. 2015. 188 f. Dissertação (Mestrado em Performance Cultural) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5149
Data de defesa: 23-Nov-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Performances Culturais (EMAC)

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