Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5227
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Olhos brancos sobre o sagrado nego : a construção da africanidade nas imagens de Pierre Verger |
Autor: | Torres, Marcos Antonio Cunha |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/9530550332249923 |
Primeiro orientador: | Capel, Heloisa Selma Fernandes |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/0202627724737454 |
Primeiro membro da banca: | Capel, Heloisa Selma Fernandes |
Segundo membro da banca: | Conduru, Roberto Luís Torres |
Terceiro membro da banca: | Possamai, Zita Rosane |
Quarto membro da banca: | Oliveira, Eliézer Cardoso de |
Quinto membro da banca: | Noronha, Márcio Pizarro |
Resumo: | O diálogo sobre as religiões de matriz africana tem mobilizado importantes setores da academia brasileira a partir da segunda metade do século XX e se intensificado no atual século. A pesquisa busca compreender a afirmação de um olhar, de Pierre Verger (1902-1996), que contribui significativamente com a consolidação de uma matriz religiosa africana como o candomblé, capaz de se nacionalizar e se articular como referência identitária para os seus fiéis como referência na construção de uma África mítica, traduzida em discurso político para os movimentos sociais da população negra no Brasil. Ao analisar as imagens de Pierre Verger a partir do conceito de deslocamento cultural do mundo ocidental, afirmando novos valores e novos olhares, que se desvelam na abertura das imagens. Tal processo identifica, por meio da construção imagética e apropriação dos intelectuais em torno do artista, um olhar que afirma a africanidade como definidora da experiência cultural e religiosa dos negros no Brasil. Assim, estabelece-se um padrão de intenção no qual, o negro ganha autonomia e valorização a partir de seu corpo e de sua sacralidade e onde a miscigenação e a pluralidade da sua cultura perde a importância. |
Abstract: | The dialogue on religions of African origin has mobilized important sectors of the Brazilian Academy since the second half of the twentieth century and intensified in the current century. The research seeks to understand the statement of a look, Pierre Verger (1902-1996), which contributes significantly to the consolidation of an African religious matrix as Candomblé, able to nationalize and articulate how identity reference to the faithful as a reference the construction of a mythical Africa, translated into political discourse to the social movement of black people in Brazil. By analyzing the Pierre Verger's images from the cultural shift concept of the Western world, claiming new values and new looks, which are unveiled at the opening of the images. This process identifies, through the imagery construction and ownership of intellectuals around the artist, a look that says Africanity as defining the cultural and religious experience of blacks in Brazil. So intent establishes a pattern in which the black gains autonomy and appreciation from your body and its sacredness and where miscegenation and the diversity of its culture loses importance. |
Palavras-chave: | Candomblé Pierre Verger Relações étnico-raciais Candomblé Pierre Verger Etnicorraciais relations |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Faculdade de História - FH (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Historia (FH) |
Citação: | TORRES, M. A. C. Olhos brancos sobre o sagrado nego : a construção da africanidade nas imagens de Pierre Verger. 2015. 204 f. Tese (Doutorado em Historia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5227 |
Data de defesa: | 15-Set-2015 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em História (FH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Marcos Antonio Cunha Torres - 2015.pdf | 4,3 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons