Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5257
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Rouseleyne Mendonça de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5699993658974959por
dc.contributor.advisor1Ribeiro, José Pedro Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1433861823493391por
dc.contributor.referee1Ribeiro, José Pedro Machado-
dc.contributor.referee2Costa, Wanderleya Nara Gonçalves-
dc.contributor.referee3Ferreira, Rogério-
dc.date.accessioned2016-02-22T12:34:08Z-
dc.date.issued2013-03-08-
dc.identifier.citationNEVES, R. M. S. Análise de vídeos documentários: perspectivas de debate acerca do Programa Etnomatemática. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5257-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta resultados de uma investigação fundamentada no Programa Etnomatemática, especificamente no que fere às suas dimensões. Algumas inquietações, acerca da produção de vídeos documentários no contexto da sala de aula, conduziram às questões de pesquisa: De que modo os elementos teóricos do campo da etnomatemática, no que tange às dimensões cognitiva, conceitual, epistemológica, histórica, educacional, política e social, dialogam com as imagens e textos representados pelos licenciandos em seus vídeos documentários? À luz da Etnomatemática, quais apontamentos podem emergir do processo de análise de vídeos documentários, para ressignificar a formação do professor de matemática? Esta pesquisa utiliza-se de uma abordagem qualitativa e centra-se na análise textual discursiva de dois vídeos; dentre os 18 produzidos por alunos da Universidade Federal de Goiás, na disciplina ―Etnomatemática e Documentários na formação do educador‖, no período de 2009 a 2011. Busca-se apresentar os caminhos dos pesquisadores, bem como os incômodos e angústias que foram se delineando no decorrer das experiências acadêmicas e profissionais. Assim como, um relato da referida disciplina, a qual oportuniza reflexões sobre a formação inicial do professor, no que tange a uma prática subsidiada por percepções e debates pautados na Etnomatemática e na produção de vídeos Documentários. A partir desta vivência, e do processo de análise destes vídeos, surgem elementos que contribuem para uma ressignificação na formação do professor. Um deles se dá pela valorização do contexto sociocultural do aluno e por um novo olhar frente aos diversos saberes e fazeres presentes na realidade. Constata-se também, uma ruptura, em menor ou maior grau, quanto ao modelo disciplinar, no processo de autonomia destes futuros professores, ao passo de suas releituras de mundo e do conhecimento matemático, ancorados nos princípios da Etnomatemática.por
dc.description.abstractEste trabalho apresenta resultados de uma investigação fundamentada no Programa Etnomatemática, especificamente no que fere às suas dimensões. Algumas inquietações, acerca da produção de vídeos documentários no contexto da sala de aula, conduziram às questões de pesquisa: De que modo os elementos teóricos do campo da etnomatemática, no que tange às dimensões cognitiva, conceitual, epistemológica, histórica, educacional, política e social, dialogam com as imagens e textos representados pelos licenciandos em seus vídeos documentários? À luz da Etnomatemática, quais apontamentos podem emergir do processo de análise de vídeos documentários, para ressignificar a formação do professor de matemática? Esta pesquisa utiliza-se de uma abordagem qualitativa e centra-se na análise textual discursiva de dois vídeos; dentre os 18 produzidos por alunos da Universidade Federal de Goiás, na disciplina ―Etnomatemática e Documentários na formação do educador‖, no período de 2009 a 2011. Busca-se apresentar os caminhos dos pesquisadores, bem como os incômodos e angústias que foram se delineando no decorrer das experiências acadêmicas e profissionais. Assim como, um relato da referida disciplina, a qual oportuniza reflexões sobre a formação inicial do professor, no que tange a uma prática subsidiada por percepções e debates pautados na Etnomatemática e na produção de vídeos Documentários. A partir desta vivência, e do processo de análise destes vídeos, surgem elementos que contribuem para uma ressignificação na formação do professor. Um deles se dá pela valorização do contexto sociocultural do aluno e por um novo olhar frente aos diversos saberes e fazeres presentes na realidade. Constata-se também, uma ruptura, em menor ou maior grau, quanto ao modelo disciplinar, no processo de autonomia destes futuros professores, ao passo de suas releituras de mundo e do conhecimento matemático, ancorados nos princípios da Etnomatemática.por
dc.description.provenanceSubmitted by Cláudia Bueno (claudiamoura18@gmail.com) on 2016-02-18T13:08:13Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Rouseleyne Mendonça de Souza Neves - 2013.pdf: 1725027 bytes, checksum: 724f1fba867ddd248447542a145180d0 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-02-22T12:34:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Rouseleyne Mendonça de Souza Neves - 2013.pdf: 1725027 bytes, checksum: 724f1fba867ddd248447542a145180d0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-22T12:34:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Rouseleyne Mendonça de Souza Neves - 2013.pdf: 1725027 bytes, checksum: 724f1fba867ddd248447542a145180d0 (MD5) Previous issue date: 2013-03-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDimensões da etnomatemáticapor
dc.subjectAnálise textual discursivapor
dc.subjectVídeos documentários.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAnálise de vídeos documentários: perspectivas de debate acerca do Programa Etnomatemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Rouseleyne Mendonça de Souza Neves - 2013.pdf1,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.