Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5271
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise de vídeos documentários: perspectivas de debate acerca do Programa Etnomatemática
Autor: Neves, Rouseleyne Mendonça de Souza
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5699993658974959
Primeiro orientador: Ribeiro, José Pedro Machado
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1433861823493391
Primeiro membro da banca: Ribeiro, José Pedro Machado
Segundo membro da banca: Costa, Wanderleya Nara Gonçalves
Terceiro membro da banca: Ferreira, Rogério
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma investigação fundamentada no Programa Etnomatemática, especificamente no que fere às suas dimensões. Algumas inquietações, acerca da produção de vídeos documentários no contexto da sala de aula, conduziram às questões de pesquisa: De que modo os elementos teóricos do campo da etnomatemática, no que tange às dimensões cognitiva, conceitual, epistemológica, histórica, educacional, política e social, dialogam com as imagens e textos representados pelos licenciandos em seus vídeos documentários? À luz da Etnomatemática, quais apontamentos podem emergir do processo de análise de vídeos documentários, para ressignificar a formação do professor de matemática? Esta pesquisa utiliza-se de uma abordagem qualitativa e centra-se na análise textual discursiva de dois vídeos; dentre os 18 produzidos por alunos da Universidade Federal de Goiás, na disciplina ―Etnomatemática e Documentários na formação do educador‖, no período de 2009 a 2011. Busca-se apresentar os caminhos dos pesquisadores, bem como os incômodos e angústias que foram se delineando no decorrer das experiências acadêmicas e profissionais. Assim como, um relato da referida disciplina, a qual oportuniza reflexões sobre a formação inicial do professor, no que tange a uma prática subsidiada por percepções e debates pautados na Etnomatemática e na produção de vídeos Documentários. A partir desta vivência, e do processo de análise destes vídeos, surgem elementos que contribuem para uma ressignificação na formação do professor. Um deles se dá pela valorização do contexto sociocultural do aluno e por um novo olhar frente aos diversos saberes e fazeres presentes na realidade. Constata-se também, uma ruptura, em menor ou maior grau, quanto ao modelo disciplinar, no processo de autonomia destes futuros professores, ao passo de suas releituras de mundo e do conhecimento matemático, ancorados nos princípios da Etnomatemática.
Abstract: Este trabalho apresenta resultados de uma investigação fundamentada no Programa Etnomatemática, especificamente no que fere às suas dimensões. Algumas inquietações, acerca da produção de vídeos documentários no contexto da sala de aula, conduziram às questões de pesquisa: De que modo os elementos teóricos do campo da etnomatemática, no que tange às dimensões cognitiva, conceitual, epistemológica, histórica, educacional, política e social, dialogam com as imagens e textos representados pelos licenciandos em seus vídeos documentários? À luz da Etnomatemática, quais apontamentos podem emergir do processo de análise de vídeos documentários, para ressignificar a formação do professor de matemática? Esta pesquisa utiliza-se de uma abordagem qualitativa e centra-se na análise textual discursiva de dois vídeos; dentre os 18 produzidos por alunos da Universidade Federal de Goiás, na disciplina ―Etnomatemática e Documentários na formação do educador‖, no período de 2009 a 2011. Busca-se apresentar os caminhos dos pesquisadores, bem como os incômodos e angústias que foram se delineando no decorrer das experiências acadêmicas e profissionais. Assim como, um relato da referida disciplina, a qual oportuniza reflexões sobre a formação inicial do professor, no que tange a uma prática subsidiada por percepções e debates pautados na Etnomatemática e na produção de vídeos Documentários. A partir desta vivência, e do processo de análise destes vídeos, surgem elementos que contribuem para uma ressignificação na formação do professor. Um deles se dá pela valorização do contexto sociocultural do aluno e por um novo olhar frente aos diversos saberes e fazeres presentes na realidade. Constata-se também, uma ruptura, em menor ou maior grau, quanto ao modelo disciplinar, no processo de autonomia destes futuros professores, ao passo de suas releituras de mundo e do conhecimento matemático, ancorados nos princípios da Etnomatemática.
Palavras-chave: Dimensões da etnomatemática
Análise textual discursiva
Vídeos documentários
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)
Citação: NEVES, R. M. S. Análise de vídeos documentários: perspectivas de debate acerca do Programa Etnomatemática. 2013. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5271
Data de defesa: 8-Mar-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Rouseleyne Mendonça de Souza Neves - 2013.pdf1,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons