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http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5323
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O projeto educacional brasileiro durante o regime militar e o ensino de história em Goiás (1964-1979) |
Título(s) alternativo(s): | The brazilian educational project during the military regime and the history of education in Goiás (1964-1979) |
Autor: | Oliveira, Rodrigo Mendes |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/3330999225296178 |
Primeiro orientador: | Magalhães, Sônia Maria de |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/8841367325340262 |
Primeiro membro da banca: | Magalhães, Sônia Maria de |
Resumo: | O presente trabalho é um estudo sobre a Educação e o Ensino de História durante a ditadura militar no período de 1964 a 1979, especificamente no Estado de Goiás. Através desta pesquisa tenta-se compreender quais as alterações provocadas na legislação federal e estadual que foram determinantes para as mudanças que ocorreram na Educação e no Ensino. A essas mudanças designa-se o nome de “Projeto Educacional”, que se estruturou na legislação e também no currículo, como forma de garantir as intensões dos militares, como a manutenção do poder e a formação de indivíduos para o mercado de trabalho. Além da análise da legislação, para aumentar a compreensão das alterações provocadas na Educação e no Ensino de História, utilizam-se os documentos da CADES – Curso de Aperfeiçoamento do Ensino Secundário. Esses documentos revelam a importância da UFG para a garantia do Projeto Educacional em Goiás. |
Abstract: | This work is a study on education and history teaching during the military dictatorship in the period from 1964 to 1979, specifically in the state of Goiás. Through this research tries to understand what were the caused changes in federal and state legislation. They were instrumental in the changes that have occurred in education and teaching. To these changes is called the name of "Educational Project", which was structured in legislation and also in the curriculum, in order to ensure the intentions of the military, such as the maintenance of power and the formation of individuals to the labor market. In addition to the review of legislation to increase the understanding of the changes brought about in education and History of Education, we use the documents of CADES – Improvement Course of Secondary Education. These documents reveal the importance of UFG to guarantee the Educational Project in Goiás. |
Palavras-chave: | Ensino de história Educação Projeto educacional Ditadura militar History of education Education Educational project The military dictatorship |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Faculdade de História - FH (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Historia (FH) |
Citação: | Oliveira, R. M. O projeto educacional brasileiro durante o regime militar e o ensino de história em Goiás (1964-1979). 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5323 |
Data de defesa: | 30-Set-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História (FH) |
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