Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5464
Tipo do documento: Dissertação
Título: Zé Pereira: a performance carnavalesca em Itaberaí-GO
Título(s) alternativo(s): Zé Pereira: the carnival performance in Itaberaí - GO
Autor: Faria, Marcelo Fecunde de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/4478639123064337
Primeiro orientador: Tamaso, Izabela Maria
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/3452984712174788
Primeiro membro da banca: Tamaso, Izabela Maria
Segundo membro da banca: Correa, Paulo Petronilio
Terceiro membro da banca: Osório, Patrícia Silva
Resumo: Esta dissertação aborda a manifestação carnavalesca Zé Pereira no município de Itaberaí –GO, analisando-o enquanto performance cultural. Adotando alguns conceitos presentes nos estudos das performances culturais para compreender como se dá as relações e envolvimentos que são oriundos e característicos da ação performativa, interligando os conceitos de liminaridade de Victor Turner, da teoria da performance de Richard Schechner e do Carnaval de Baktin e DaMatta. O foco da analise são os eventos que acontecem de 15 a 17 dias que antecedem o carnaval nacional, sendo uma atividade antecessora ao período carnavalesco, a performance é formada por um grupo de jovens mascarados com máscaras horripilantes, acompanhada de uma batucada formada por vários instrumentos de percussão e preparada por uma comissão de organização de apoio, todos estes personagens estão envoltos de um público que acompanha a manifestação durante os dias de saída em que passa pelas diferenciadas ruas do município ganhando atenção dos moradores que estão em suas casas. Procura-se demonstrar que enquanto performance o Zé Pereira produz ressonâncias históricas, sociais e culturais nas pessoas envolvidas direta ou indiretamente. Este contexto foi acompanhado por meio da vivência etnográfica e observação do processo de formação e constituição do atual Zé Pereira em Itaberaí
Abstract: This dissertation deals with the carnival manifestation "Zé Pereira" in Itaberai- GO, analyzing it as a cultural performance adopting some concepts present in studies of cultural performances to understand how is the relationship and involvement that are coming and characteristic of performative action, linking the liminality concepts of Victor Turner, the theory of performance of Richard Schechner, Bakhtin and DaMata Carnival. The focus of the analysis are the events that take place 15-17 days before the national carnival, being a predecessor activity the carnival period, the performance is formed by a group of masked young people wearing horrifying masks, accompanied by a drumming group with several instruments percussion and prepared by a committee of support organization, all these characters are surrounded by an audience that accompanies the demonstration during ALL the days passing through different streets of the city gaining attention from citizens who are in their homes. This work aims to demonstrate that while performance “Zé Pereira” produces historical, social and cultural repercussions on people directly or indirectly involved. This context was accompanied by ethnographic experience and observation of the process of formation and constitution of the current “Zé Pereira” in Itaberaí.
Palavras-chave: Zé Pereira
Performance cultural
Carnaval
Liminaridade
Cultural performances
Carnival
Liminality
Área(s) do CNPq: ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Performance Cultural (EMAC)
Citação: FARIA, Marcelo Fecunde. Zé Pereira: a performance carnavalesca em Itaberaí-GO. 2015. 176 f. Dissertação (Mestrado em Performance Cultural) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5464
Data de defesa: 6-Nov-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Performances Culturais (EMAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Marcelo Fecunde de Faria - 2015.pdf6,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons