Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5477
Tipo do documento: Dissertação
Título: A crise do uso da poesia no ensino médio e nos modos avaliativos de acesso à universidade
Título(s) alternativo(s): Poetry of the use of the crisis in high school ways and in university access evaluative
Autor: Prado, Gyannini Jácomo Cândido do
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2523340248907113
Primeiro orientador: Quintela, Antonio Corbacho
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/7063605085376774
Primeiro membro da banca: Quintela, Antonio Corbacho
Resumo: Entender como o estatuto da Literatura se encontra na primeira década do século XXI é o propósito deste trabalho, a partir dos concursos de acesso à Universidade. Visa-se a esclarecer a situação da presença da literatura em geral e do poema em particular nas provas de língua portuguesa e literatura no Vestibular da Universidade Federal de Goiás e no Exame Nacional de Ensino Médio, como amostragem do uso da poesia no Ensino Médio. Conhecer na literatura, assim como as várias frentes do conhecimento humano, os processos que sofrem frente aos modos de ensino. Sabe-se, evidentemente, que a Literatura e os seus estudos passam por crises micro e macroestruturais e compreender estes momentos torna-se necessário, pois é por esta reflexão que se poderá interferir no dia a dia do ensino dessa disciplina. Nesse sentido, é estudado o uso que se faz de literatura nos itens de provas para o entendimento da realidade, da subjetividade e de sua objetivação.
Abstract: Understanding how the status of literature is in the first decade of this century is the purpose of this study, from the University access contests. The aim is to clarify the situation of the presence of literature in general and the poem in particular the evidence of English language and literature in the Vestibular the Federal University of Goiás and the National Secondary Education Examination, as Poetry use of sampling in high school. Knowing the literature, as well as the various fronts of human knowledge, the processes suffer front teaching modes. We know, of course, that literature and his studies undergo micro and macro-structural crises and understand these moments becomes necessary, it is by this reflection that may interfere with the day to day teaching of this discipline. Accordingly, the use made of the literature of evidence items for understanding the reality of subjectivity and its objectification is studied.
Palavras-chave: ENEM
Vestibular UFG
Ensino de literatura
Discurso
Crise
ENEM
Vestibular UFG
Teaching of literature
Discourse
Crisis
Área(s) do CNPq: LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: JÁCOMO, Gyannini. A crise do uso da poesia no ensino médio e nos modos avaliativos de acesso à universidade. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5477
Data de defesa: 17-Dez-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Gyannini Jácomo Cândido do Prado - 2014.pdf3,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons