Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5526
Tipo do documento: Dissertação
Título: Instruções de estratégias de leitura hipertextual e língua inglesa: um estudo com aprendizes da educação tecnológica em ambiente virtual de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Teaching of strategies on hypertext reading in english language: a study with learners of technological education in a digital learning environment
Autor: Tiraboschi, Fernanda Franco
Currículo Lattes do Autor: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4242227D6
Primeiro orientador: Figueiredo, Francisco José Quaresma de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707077Z6
Primeiro membro da banca: Figueiredo, Francisco José Quaresma de
Segundo membro da banca: Silva, Barbra do Rosário Sabota
Terceiro membro da banca: Rees, Dilys Karen
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar a efetividade da instrução de estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura direcionadas às atividades automonitoradas de compreensão hiperleitora em língua inglesa. Nossa motivação para realizar esta pesquisa se deve ao fato de que as estratégias cognitivas e metacognitivas contribuem de maneira significativa para a formação de leitores autônomos aptos a se engajarem de forma ativa nos diversos eventos que envolvem o ato de ler. A opção pelo hipertexto advém do fato de que este formato textual oferece ao leitor escolhas de sua própria rota de leitura, por outro lado, exige um conhecimento estratégico para que o leitor não se afunde no mar de informações. Como referencial teórico, utilizamos as abordagens de leitura para o ensino de língua estrangeira (CARREL, 1995; HUDSON, 2007; LEFFA, 1999; MOITA LOPES, 1996), estudos relacionados à leitura no suporte virtual e o leitor autônomo de hipertexto (CHARTIER, 2002; COSCARELLI, 2010; LÉVY, 2004; MARCUSCHI, 2005; SNYDER, 1998; XAVIER, 2002) e os trabalhos sobre a instrução de estratégias cognitivas e metacognitivas voltadas para a leitura hipertextual (KONISHI, 2003; O’MALLEY; CHAMOT, 1993; SOLÉ, 1998). Esta pesquisa se configura como um estudo de caso com observação participante, pois a pesquisadora intervém através da instrução de estratégias de leitura hipertextual e, ao mesmo tempo, investiga o processo de aplicação de tais estratégias durante a realização de atividades automonitoradas por 8 aprendizes do 3º ano do ensino médio integrado ao técnico de um instituto federal do interior de Goiás. Realizamos nossa pesquisa em um período de setembro a dezembro de 2014. De modo geral, os resultados obtidos, em nossa pesquisa, indicaram que a instrução de estratégias cognitivas e metacognitivas contribuíram para engajar os participantes nas atividades automonitoradas de leitura, proporcionando a eles maiores possibilidades de efetivar a compreensão hiperleitora em LI. As análises revelaram, também, indícios de que os participantes apresentaram uma postura mais autônoma mediante a leitura de hipertextos em LI.
Abstract: This study examines the effects of cognitive and metacognitive reading strategies on the reading skills of English language learners. We focused on strategies that enable learners to develop self-monitoring activities for comprehending hypertext in English. We were motivated to conduct this research because cognitive and metacognitive strategies can significantly help readers become autonomous and able to engage actively in the various events surrounding the act of reading. We chose hypertext due to the fact that this text format allows readers to choose their own reading paths. However, it requires strategic knowledge so that readers do not sink in the sea of information. For our theoretical framework, we used reading approaches to foreign language teaching (CARREL, 1995; HUDSON, 2007; LEFFA, 1999; MOITA LOPES, 1996), studies on online reading and the autonomous reader of hypertext (CHARTIER, 2002; COSCARELLI, 2010; LÉVY, 2004; MARCUSCHI, 2005; SNYDER, 1998; XAVIER, 2002) and works based on the teaching of cognitive and metacognitive strategies for hypertext reading (KONISHI, 2003; O'MALLEY; CHAMOT, 1993; SOLÉ, 1998). This research consists of a case study with participant observation. Thus, the researcher intervenes through instruction of hypertext reading strategies and, at the same time, investigates the process in which 8 learners use those strategies. The participants of this study were attending, at that time, technical high school classes in a federal institute located in the southeast of Goiás, Brazil. We conducted our research from September to December 2014. In general, the results of our research indicate that the teaching of cognitive and metacognitive strategies contributed to engage participants in self-monitoring activities of reading, providing them with possibilities to get an effective understanding of hypertexts in English. Our findings also revealed evidence that the participants showed an autonomous attitude toward reading hypertext in English.
Palavras-chave: Estratégias de leitura
Hipertextos
Língua inglesa
Reading strategies
Hypertext
English language
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: TIRABOSCHI, F. F. Instruções de estratégias de leitura hipertextual e língua inglesa: um estudo com aprendizes da educação tecnológica em ambiente virtual de aprendizagem. 2015. 191 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5526
Data de defesa: 28-Mai-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Fernanda Franco Tiraboschi - 2015.pdf3,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons