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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Suça em Natividade: festa, batuque e ancestralidade
Título(s) alternativo(s): The Suça in Natividade: party, batuque (traditional drumming) and ancestry
Autor: Rosa, Eloisa Marqies
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7374553716892113
Primeiro orientador: Rios, Sebastião
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/7078983629857043
Primeiro coorientador: Silva, Renata de Lima
Currículo Lattes do primeiro coorientador: http://lattes.cnpq.br/9684039080990993
Primeiro membro da banca: Rios, Sebastião
Segundo membro da banca: Real, Márcio Penna Corte
Terceiro membro da banca: Veloso, Jorge das Graças
Quarto membro da banca: Silva, Renata de Lima
Resumo: A presente dissertação é fruto de um estudo da performance da Suça na cidade de Natividade, estado do Tocantins. A Suça é uma performance negra que envolve dança, canto e percussão de tambores entre outros instrumentos e acontece na região de colonização mineradora, no centro e sudeste do Tocantins e norte de Goiás. No contexto deste trabalho, a Suça de Natividade foi analisada como uma manifestação de “encruzilhada” na intersecção entre o batuque do negro e a devoção cristã. De um lado a Folia do Divino Espírito Santo, contexto em que a Suça frequentemente acontece, como herança das festas do Brasil Colonial. De outro lado, os batuques, forjados no bojo da cultura afro-brasileira, tais quais os Jongos do Sudeste e o Tambor de Crioula do Maranhão, que nesse trabalho são evocados como estratégia de criação de nexos para compreensão da Suça como batuque. A experiência etnográfica com a Suça, os suceiros e a Folia do Divino Espírito Santo de Natividade é narrada com a licença poética de uma pesquisa de campo que, por sua centralidade no corpo, teve caráter de vivência estética.
Abstract: This work is the result of a study of the performance of the Suça in the city of Natividade, in the state of Tocantins, Brazil. The Suça is a performance of the black population of the region and involves dancing, singing and playing drums and other instruments. The performance takes place in the mining settlement areas in the center and southeast regions of Tocantins and north of Goiás. In the scope of this study, the Suça was analyzed as a manifestation of “crossroads” created by the intersection between the batuque (traditional drumming) of the black Brazilian cultures and the Christian devotion. On one hand there is the Folia of the Holy Spirit, context in which the Suça often happens as a legacy of the parties of Brazilian Colonial times. On the other hand, there are the batuques, forged in the midst of the African-Brazilian culture, such as the Southeast Jongos and the Tambor de Crioula (Creole drums) in the state of Maranhão, which are cited in this work as means of building a strategy for the understanding of the Suça as batuque. The ethnographic experience with the Suça, the suceiros and the Folia of the Holy Spirit in Natividade is narrated with the poetic license of a fieldwork that, due to its centrality in the body, had a character of aesthetic experience.
Palavras-chave: Suça
Batuque
Ancestralidade
Suça
Batuque
Ancestry
Área(s) do CNPq: ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Performance Cultural (EMAC)
Citação: ROSA, E. M. A Suça em Natividade: festa, batuque e ancestralidade. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Performance Cultural) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5544
Data de defesa: 28-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Performances Culturais (EMAC)

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