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Tipo do documento: Dissertação
Título: As contribuições da educação crítica para a emancipação do sujeito toxicômano
Título(s) alternativo(s): The contributions of critical education for the emancipation of theindividual drug addict
Autor: Pinto, Rômulo Fabriciano Gonzaga
Currículo Lattes do Autor: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4263557D2
Primeiro orientador: Furtado, Rita Márcia Magalhães
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708390J7
Primeiro coorientador: Zanolla, Sílvia Rosa da Silva
Currículo Lattes do primeiro coorientador: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768511U7
Primeiro membro da banca: Furtado, Márcia Magalhães
Segundo membro da banca: Zanolla, Silvia Rosa da Silva
Terceiro membro da banca: Torrenté, Mônica dae OLiveira Nunes de
Quarto membro da banca: Baptista, Tadeu João Ribeiro
Resumo: Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa “Cultura e Processos Educacionais”. Trata-se de uma pesquisa realizada com base nos pressupostos teórico-metodológicosda Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, a partir de concepção crítica de educação não-formal no campo da saúde pública.O problema de pesquisa foi desenvolvido pela seguinte pergunta: Como as concepções de corpo, saúde e felicidade são construídas sócio-historicamente e quais são suas possíveis relações com a formação do sujeito toxicômano?Atécnica de pesquisa utilizada foi a perspectiva hermenêutica com análise documental, a partir do referencial teórico. Como objetivo geral, esta pesquisa consistiu em compreender o desenvolvimento histórico das categorias corpo, saúde e felicidade, assim como outras mediações sociais no processo de formação do sujeito toxicômano.Já os objetivos específicos foram: elencar, a partir do pensamento de Platão e Descartes, os elementos para se compreender o desenvolvimento das categorias corpo, saúde e felicidade; expor em diálogo com Foucault ahistóriaedesenvolvimento das políticas de saúde, sua relação com a psiquiatria e as formas de cuidado no campo da saúde no início da era moderna;refletircom a teoria crítica frankfurtianaacerca do desenvolvimento da categoria razão instrumental e da semiformação humana vinculada à formação do sujeito toxicômano;entenderem Freudo mal-estar na civilização, as especificidades do sujeito toxicômanocom a psicanálise olivensteinianapolítica proibicionista das drogas;elencar as formas de cuidado em saúde constituídas em contraposição à política asilar-manicomial nos séculos XX e XXI e as possibilidades educativas daí oriundas que possam contribuir para a emancipação do sujeito toxicômanopor meio da teoria crítica adorniana.A pesquisa teve origem a partir da experiência terapêutico-pedagógica nos Centros de Atenção Psicossocial no município de Goiânia, bem como a necessidade de investigação, estudo e reflexão de um campo com ainda pouca produção teórica. Para tanto, analisamos os documentos que normatizam os processos pedagógicos da Educação Física nos CAPS-AD, objetivando apresentar possíveis saídas para a construção de um projeto de educação crítica neste serviço de saúde pública que possa contribuir para a emancipação do sujeito toxicômano. Conclui-se que, apesar dos limites e contradições, existe a possibilidade de intervenção terapêutico-pedagógica crítica no campo da saúde pública que pode corroborar para aemancipação do sujeito toxicômano no caminho da criticidade.
Abstract: This work is linked to the line of research "Cultural and Educational Processes". This is a survey based on the theoretical and methodological assumptions of Critical Theory of the Frankfurt School, from critical conception of non-formal education in the public health field. The research problem was developed by the question: How Body conceptions of, health and happiness are built socio-historically and what are their possible relationship with the formation of the subject drug addict The research technique used was the hermeneutic perspective with document analysis, from the theoretical framework. The general objective of this research was to understand the historical development of body categories, health and happiness, as well as other social mediations in the process of formation of the subject drug addict. Already the specific objectives were: to list, from the thought of Plato and Descartes, the elements for understanding the development of body categories, health and happiness; exhibit in dialogue with Foucault the history and development of health policies, their relationship with psychiatry and forms of care in the health field in the early modern era, reflect the Frankfurtian critical theory about the development of category instrumental reason and erudition human linked to the formation of the subject drug addict; understand Freud malaise in civilization, the specifics of the subject drug addict with psychoanalysis olivensteiniana prohibitionist drug policy, list the health care forms constituted as opposed to asylum-asylum policy in the twentieth century and XXI and the educational possibilities arising therefrom that may contribute to the emancipation of the subject drug addict by adorniana. A research critical theory originated from the therapeutic-pedagogical experience in mental health services in Goiânia, as well as the need to research, study and reflection of a field still little theoretical production. Therefore, we analyzed the documents that regulate the teaching process of Physical Education in CAPS-AD, aiming to present possible solutions to the construction of a critical education project in the public health service which can contribute to the emancipation of the subject drug addict. We conclude that, despite the limitations and contradictions, there is a possibility of therapeutic-critical pedagogical intervention in the field of public health which could help to the emancipation of the subject drug addict in the way of criticality.
Palavras-chave: Educação
Substâncias psicoativas
Sujeito toxicômano
Semiformação e emancipação
Education
Psychoactive substances
Subject drug addict
Semi- erudition and emancipation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (FE)
Citação: PINTO. As contribuições da educação crítica para a emancipação do sujeito toxicômano. 2016. 236 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5656
Data de defesa: 9-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (FE)

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