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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ontologia, ideologia, currículo e violência subliminar: relações e contradições na educação física escolar
Título(s) alternativo(s): Ontology, ideology, curriculum and subliminal violence: relations and contradictions in physical education
Autor: Dias Júnior, Marcos Jerônimo
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2156751915237334
Primeiro orientador: Rosa, Sandra Valéria Limonta
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/6361226363713191
Primeiro membro da banca: Rosa, Sandra Valéria Limonta
Segundo membro da banca: Hungaro, Edson Marcelo
Terceiro membro da banca: Barbosa, Ivone Garcia
Quarto membro da banca: Silva, Régis Henrique dos Reis
Resumo: As lutas de classe e a contradição entre capital e trabalho no atual momento histórico vão constituindo as relações entre trabalho, educação e educação escolar, repercutindo no campo do currículo e ensino constituindo mecanismos ideológicos e elementos de violência subliminar. Neste contexto, esta pesquisa buscou compreender como se constituem as relações e contradições entre ontologia, ideologia, currículo e violência subliminar na Educação Física fundamentadas no referencial teórico-metodológico do materialismo histórico dialético, propondo um processo investigativo que tem como objeto nuclear o currículo e seu papel na formação humana. Para tanto, partimos das seguintes questões: quais elementos ontológicos e mecanismos ideológicos e de violência subliminar estão presentes no campo do currículo, em sua constituição e efetivação e como essas relações se manifestam na Educação Física escolar? Trata-se de uma pesquisa que buscou apreender a totalidade e a concreticidade do objeto a partir da análise bibliográfica-documental – projetos, programas e orientações curriculares da Secretaria de Educação do Estado de Goiás – articulado a uma investigação empírica, onde em síntese analisamos a constituição e a concretização de um currículo fetiche. Compreendemos na contraposição ao currículo fetiche, a importância de professores e professoras lutarem pela construção de um projeto unitário de formação humana e educação escolar, na direção da perspectiva ontológica de educação.
Abstract: The class struggle and the contradiction between capital and labor in the current historical moment will constitute the relationship between work, education and school education, reverberating in the field of curriculum and teaching constituting ideological mechanisms and subliminal violence elements. In this context, this study aimed to understand the relationships and contradictions forms between ontology, ideology, curriculum and subliminal violence in Physical Education. Based on dialectical historical materialism, we propose an investigative process that has as its core the curriculum and its role in human development. We start from the following questions: what ontological, ideological and subliminal violence elements are present in the curriculum field and how these relations are manifested in Physical Education? This is a survey that sought to grasp the totality and concreteness of the object from the bibliographic and documentary analysis of the projects, programs and curriculum guidelines of the State of Goiás Education Department, articulated to an empirical research, which in summary we analyze the establishment and implementation of a fetish curriculum. We understand the need of opposition to the fetish curriculum, the importance of teachers and teachers strive to build a unified plan of human formation and education toward the ontological perspective of education.
Palavras-chave: Ontologia
Educação
Ideologia
Currículo
Educação física escolar
Ontology
Education
Ideology
Curriculum
Physical education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (FE)
Citação: DIAS JÚNIOR, M. J. Ontologia, ideologia, currículo e violência subliminar: relações e contradições na educação física escolar. 2016. 240 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5708
Data de defesa: 6-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (FE)

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