Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5708
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias Júnior, Marcos Jerônimo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2156751915237334por
dc.contributor.advisor1Rosa, Sandra Valéria Limonta-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6361226363713191por
dc.contributor.referee1Rosa, Sandra Valéria Limonta-
dc.contributor.referee2Hungaro, Edson Marcelo-
dc.contributor.referee3Barbosa, Ivone Garcia-
dc.contributor.referee4Silva, Régis Henrique dos Reis-
dc.date.accessioned2016-06-30T12:06:09Z-
dc.date.issued2016-04-06-
dc.identifier.citationDIAS JÚNIOR, M. J. Ontologia, ideologia, currículo e violência subliminar: relações e contradições na educação física escolar. 2016. 240 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5708-
dc.description.resumoAs lutas de classe e a contradição entre capital e trabalho no atual momento histórico vão constituindo as relações entre trabalho, educação e educação escolar, repercutindo no campo do currículo e ensino constituindo mecanismos ideológicos e elementos de violência subliminar. Neste contexto, esta pesquisa buscou compreender como se constituem as relações e contradições entre ontologia, ideologia, currículo e violência subliminar na Educação Física fundamentadas no referencial teórico-metodológico do materialismo histórico dialético, propondo um processo investigativo que tem como objeto nuclear o currículo e seu papel na formação humana. Para tanto, partimos das seguintes questões: quais elementos ontológicos e mecanismos ideológicos e de violência subliminar estão presentes no campo do currículo, em sua constituição e efetivação e como essas relações se manifestam na Educação Física escolar? Trata-se de uma pesquisa que buscou apreender a totalidade e a concreticidade do objeto a partir da análise bibliográfica-documental – projetos, programas e orientações curriculares da Secretaria de Educação do Estado de Goiás – articulado a uma investigação empírica, onde em síntese analisamos a constituição e a concretização de um currículo fetiche. Compreendemos na contraposição ao currículo fetiche, a importância de professores e professoras lutarem pela construção de um projeto unitário de formação humana e educação escolar, na direção da perspectiva ontológica de educação.por
dc.description.abstractThe class struggle and the contradiction between capital and labor in the current historical moment will constitute the relationship between work, education and school education, reverberating in the field of curriculum and teaching constituting ideological mechanisms and subliminal violence elements. In this context, this study aimed to understand the relationships and contradictions forms between ontology, ideology, curriculum and subliminal violence in Physical Education. Based on dialectical historical materialism, we propose an investigative process that has as its core the curriculum and its role in human development. We start from the following questions: what ontological, ideological and subliminal violence elements are present in the curriculum field and how these relations are manifested in Physical Education? This is a survey that sought to grasp the totality and concreteness of the object from the bibliographic and documentary analysis of the projects, programs and curriculum guidelines of the State of Goiás Education Department, articulated to an empirical research, which in summary we analyze the establishment and implementation of a fetish curriculum. We understand the need of opposition to the fetish curriculum, the importance of teachers and teachers strive to build a unified plan of human formation and education toward the ontological perspective of education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cláudia Bueno (claudiamoura18@gmail.com) on 2016-06-29T20:34:01Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Marcos Jerônimo Dias Júnior - 2016.pdf: 1810082 bytes, checksum: ae4e6fb43a9f1023d77502db87b2894b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-06-30T12:06:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Marcos Jerônimo Dias Júnior - 2016.pdf: 1810082 bytes, checksum: ae4e6fb43a9f1023d77502db87b2894b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-06-30T12:06:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Marcos Jerônimo Dias Júnior - 2016.pdf: 1810082 bytes, checksum: ae4e6fb43a9f1023d77502db87b2894b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-04-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FE (RG)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação (FE)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectOntologiapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectOntologyeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectIdeologyeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOntologia, ideologia, currículo e violência subliminar: relações e contradições na educação física escolarpor
dc.title.alternativeOntology, ideology, curriculum and subliminal violence: relations and contradictions in physical educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (FE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Marcos Jerônimo Dias Júnior - 2016.pdf1,77 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons