Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5786
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Performances mito-narrativas no ensino de história |
Título(s) alternativo(s): | Performances mito- narrative in history teaching |
Autor: | Pacheco, Daniela Cristina |
Currículo Lattes do Autor: | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4425083T6 |
Primeiro orientador: | Capel, Heloisa Selma Fernandes |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786247Y1 |
Primeiro membro da banca: | Capel, Heloisa Selma Fernandes |
Segundo membro da banca: | Silva, Ademir Luiz da |
Terceiro membro da banca: | Magalhães, Sônia Maria de |
Quarto membro da banca: | Omena, Luciane Munhoz de |
Quinto membro da banca: | Costa, Rodrigo de Freitas |
Resumo: | O estudo investiga a inclusão da atividade de contação de histórias míticas em salas de aula ligadas ao ensino de história. Examina a inovação didática como metodologia de ensino-aprendizagem e performance em sala de aula. As performances mito-narrativas são tratadas como um veículo facilitador da aprendizagem, efetuando mudanças no pensamento das/os alunas/os quanto aos diversos conceitos de história e mitologia. O mito é um importante documento para a compreensão de uma sociedade, um período, uma etnia e as narrativas mítico-literárias contribuem para uma maior problematização da relação passado-presente por meio de impressões, anseios e experiências vivenciadas pelos indivíduos que os cunharam e fatores que nos possibilitam explicar/compreender o passado. A relevância da pesquisa se encontra na possibilidade da contribuição aos estudos acerca do ensino de história, pois permite repensar a prática do historiador enquanto pesquisador/docente em uma perspectiva indissociável efetivamente por contribuir com uma metodologia diferenciada, inovadora e interdisciplinar. |
Abstract: | The study investigates the inclusion of mythical storytelling activities in classrooms connected to history teaching. It examines the didactic innovation as teaching-learning and performance methodology in the classroom. The myth-narrative performances are approached as a vehicle to facilitate learning, making changes in students' thinking about the different concepts of history and mythology. Myth is an important document for the understanding of a society, a period, an ethnic group and the mythical-literary narratives contribute to greater questioning of past-present relationship through impressions, aspirations and experiences of the individuals who coined them and factors that allow us to explain / understand the past. The relevance of the research is the possibility of contributing to studies of history teaching because it allows us to rethink the practice of the historian as researcher / lecturer in an inseparable perspective by effectively contributing to a differentiated, innovative and interdisciplinary approach. |
Palavras-chave: | Metodologia de ensino de história Performance Narrativa mítica History teaching methodology Performance Mythical narrative |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Faculdade de História - FH (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Historia (FH) |
Citação: | PACHECO, D. C. Performances mito-narrativas no ensino de história. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5786 |
Data de defesa: | 31-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História (FH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Daniela Cristina Pacheco - 2016.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons