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Tipo do documento: Tese
Título: Lacunas e conflitos: uma reflexão sobre as diretrizes educacionais e a realidade escolar do ensino de espanhol no estado de Goiás
Título(s) alternativo(s): Lagunas y conflictos: una realidad sobre las directrices educacionales y la realidad escolar de la enseñanza del español en la ciudad de Goiás
Autor: Belaonia, Sara Guiliana Gonzales
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6661510907723096
Primeiro orientador: Figueredo, Carla Janaina
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/5160910440128423
Primeiro membro da banca: Figueredo, Carla Janaina
Segundo membro da banca: Baptista, Lívia Márcia T. Rádis
Terceiro membro da banca: Pereira, Ariovaldo Lopes
Quarto membro da banca: Mello, Heloisa Augusta Brito de
Quinto membro da banca: Sousa Filho, Sinval Martins de
Resumo: Este estudo de caso, amparado por uma abordagem qualitativa de pesquisa, de cunho interpretativista, busca compreender as lacunas e conflitos que se interpõem entre a realidade profissional vivenciada por professores de língua espanhola e as políticas linguísticas/educacionais vigentes que os orientam. Os objetivos são discutir de que forma se dá a relação entre as diretrizes educacionais (leis e intervenções políticas) concernentes ao ensino de espanhol e a sua aplicação no contexto escolar do Estado de Goiás e identificar as percepções que os professores participantes deste estudo manifestam em relação às intervenções mediadas pelo poder público em sua formação continuada. Para tanto, amparado nos estudos sobre pedagogia crítica e formação crítico-reflexiva de professores (Liberali, 2012, Schön, 2000, Vieira-Abrahão, 2012, Smyth, 1992), este estudo traz à tona as vozes de professores envolvidos em um projeto de formação continuada, promovido por uma professora-formadora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Os resultados mostraram que as legislações e intervenções políticas concernentes ao ensino de espanhol apresentam inúmeras lacunas dialógicas, seja entre as diversas instâncias governamentais encarregadas do ensino, seja entre tais instâncias governamentais e o professor encarregado dessa disciplina escolar. Sobre as intervenções mediadas pelo poder público na formação continuada do professor, a análise das percepções dos professores indica que os professores participantes manifestam interesse em uma formação continuada que promova um tipo de reflexão que os oriente a mobilizar os diversos saberes adquiridos durante a sua prática profissional e abandone a concepção de que eles precisam ser tutelados ou percebidos como incapazes de se gerir profissionalmente. Podemos concluir que foram positivas as expectativas quanto à contribuição do evento para o desenvolvimento profissional do grupo de professores envolvidos nesta pesquisa, pois o grupo se dispôs a trabalhar de forma conjunta e se reconstruir profissionalmente, rompendo hierarquias entre professorformador e professor em formação.
Abstract: Este estudio de caso, apoyado por un enfoque cualitativo de investigación, de naturaleza interpretativa, busca comprender las lagunas y conflictos que se interponen entre la realidad profesional vivenciada por profesores de lengua española y las políticas lingüístico/educacionales vigentes que los orientan. Los objetivos son discutir de qué forma se da la relación entre las directrices educacionales (leyes e intervenciones políticas) concernientes a la enseñanza del español y su aplicación en el contexto escolar del Estado de Goiás e identificar las percepciones que los profesores participantes de este estudio manifiestan en relación a las intervenciones mediadas por el poder público en su formación continuada. Por lo tanto, apoyados en los estudios sobre la pedagogía crítica y la formación crítico-reflexiva de profesores (Liberali, 2012, Schön, 2000, Vieira-Abrahão, 2012, Smyth, 1992), este estudio pone de manifiesto las voces de profesores involucrados en un proyecto de formación continuada promovido por una profesora-formadora de la Faculdade de Letras de la Universidade Federal de Goiás. Los resultados revelan que las legislaciones e intervenciones políticas concernientes a la enseñanza del español presentan inúmeras lagunas dialógicas, sea entre los diversos organismos gubernamentales encargados de la enseñanza, sea entre esos organismos y el profesor encargado de esa asignatura escolar. Sobre las intervenciones intermediadas por el poder público en la formación continuada del profesor, el análisis de las percepciones de los profesores indica que los profesores participantes manifiestan interés en una formación continuada que promueva un tipo de reflexión que los oriente a movilizar los diversos saberes adquiridos durante su práctica profesional y abandone la concepción de que ellos necesitan ser tutelados o vistos como incapaces de manejarse profesionalmente. Podemos concluir que fueron positivas las expectativas referentes a la contribución del evento para el desarrollo profesional del grupo de profesores involucrados en esta investigación, pues el grupo se dispuso a trabajar de forma conjunta y a reconstruirse profesionalmente, rompiendo jerarquías entre profesor-formador y profesor en formación.
Palavras-chave: Ensino de espanhol
Intervenções político-educacionais
Formação continuada
Enseñanza de español
Intervenciones político-educacionales
Formación continuada
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: BELAONIA, Sara Guiliana Gonzales. Lacunas e conflitos: uma reflexão sobre as diretrizes educacionais e a realidade escolar do ensino de espanhol no estado de Goiás. 2016. 190 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5795
Data de defesa: 3-Jun-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras e Linguística (FL)

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