Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5800
Tipo do documento: Dissertação
Título: A imagem de si em textos no facebook: modos de ser do sujeito
Autor: Silva, Edilene Paiva Costa e
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3816644406849739
Primeiro orientador: Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/6909779518031618
Primeiro membro da banca: Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca
Segundo membro da banca: Souza, Agostinho Potenciano de
Terceiro membro da banca: Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos
Resumo: A presente pesquisa intitulada “A imagem de si em textos do facebook: modos de ser do sujeito” teve como objetivo compreender como o sujeito constrói o ethos discursivo nas postagens do facebook, bem como analisar as estratégias discursivas utilizadas na construção da imagem de si e levantar aspectos que possam contribuir para o ensino-aprendizagem nas escolas. A relevância desta dissertação consiste em ampliar os conhecimentos acerca desse novo sujeito discursivo virtual que, empoderado pelas tecnologias digitais e diferentes discursividades presentes na contemporaneidade, constrói ethe significativos na pós-modernidade. Para tanto, como suporte teórico, a pesquisa embasou-se em Bauman (2001), Lemos (2002), Lyotard (1988), acerca das características da sociedade pós-moderna, Bakhtin (1986), no estudo do caráter dialógico, enunciativo e social da linguagem, Pêucheux (2005), nas concepções da linguagem como produção de sentidos e do sujeito discursivo e Maingueneau (2005,2008) na análise da construção do ethos discursivo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa-interpretativa e o corpus analisado consistiu em seis postagens retiradas das páginas pessoais de usuários do facebook, selecionadas de um grupo de cento e cinquenta, coletadas anteriormente. A análise dos dados possibilitou identificar e caracterizar seis tipos de ethos relevantes na rede social facebook, ethos de engajamento, ethos de otimismo, ethos de ostentação, ethos de intimidade, ethos de sensualidade, ethos de religiosidade que se fundam em consonância com sujeitos engendrados pela cibercultura, cultura emergente da sociedade pós-moderna.
Abstract: This research, entitled “A imagem de si em textos no facebook: modos de ser do sujeito”-“The image of themselves in texts on facebook: ways of being of the subject”, was aimed at understanding how one builds their discursive ethos on it, analyzing discourse strategies used to build one’s own image, as well as pointing out aspects which contribute to the teaching-learning process in schools. The relevance of this thesis consists of enhancing knowledge about this new virtual discursive person, who is empowered by digital technologies and different discourses present in our contemporaneity, builds meaningful images in post-modernity. For this purpose, as a theoretical support, this research was based on Bauman (2001), Lemos (2002), Lyotard (1988), concerning post-modern society traits, Bakhtin (1986), in the study of the dialog oriented, declarative and social character of language, Pêucheux (2005), in language conceptions as a result of senses and the discursive person, and Maingueneau ( 2005, 2008) in the analyses of the construction of the discursive ethos. A qualitative and interpretative research was made, and the corpus analyzed consisted of six posts taken from personal profiles on facebook, which were selected from a group of a hundred fifty-two profiles collected previously. The analyses of the data made it possible to identify and characterize six relevant types of ethos on facebook: ethos of engagement, ethos of optimism, ethos of ostentation, ethos of intimacy, ethos of sensuality and ethos of religion, which are based in accordance with people who are generated by cyber culture in the emerging culture of postmodern society.
Palavras-chave: Análise do discurso
Sujeito virtual
Mídias sociais
Ethos
Discourse analyses
Virtual person
Social media
Ethos
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: SILVA, E. P. C. A imagem de si em textos no facebook: modos de ser do sujeito. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5800
Data de defesa: 4-Jul-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Edilene Paiva Costa e Silva - 2016.pdf2,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons