Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5806
Tipo do documento: Dissertação
Título: Memória política e educação em direitos humanos: saberes e práticas pedagógicas na escola municipal Marcos Antônio Dias Batista, em Goiânia
Título(s) alternativo(s): Memory and education policy on human rights, based on projeto somos sujeitos do nosso tempo, the municipal school Marcos Antônio Dias Batista in Goiânia
Autor: Bezerra, Maria Marciária Martins
Currículo Lattes do Autor: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735298D8
Primeiro orientador: Lima, Ricardo Barbosa de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723750J4
Primeiro membro da banca: Lima, Ricardo Barbosa de
Segundo membro da banca: Almeida, Enéa de Stutz e
Terceiro membro da banca: Dias, Luciana de Oliveira
Resumo: Esta pesquisa discorre sobre a Memória Política e a Educação em Direitos Humanos, tendo por base o Projeto Somos Sujeitos do Nosso Tempo, da Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista. A pesquisa faz uma análise da memória política local e da educação em direitos humanos, a partir das práticas pedagógicas da referida escola, contando com o testemunho de vítimas da ditadura militar, no período de 1964 a 1985. O estudo proposto surgiu pelo interesse de compreendermos a importância das políticas públicas de educação em direitos humanos, frente aos desafios da implantação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). O pressuposto dessa política é possibilitar a construção de uma sociedade pautada na cultura da paz, portanto, na cultura do direito, por meio do conhecimento, da compreensão, da conscientização e do respeito aos direitos humanos. O objetivo desse trabalho é dublo. Ao mesmo tempo em que busca avaliar a implementação de um projeto local que articula Memória Política e Educação em Direitos Humanos, é, também, um instrumento de viabilização de uma prática rara em nossas instituições escolares. A primeira parte da pesquisa centra-se na descrição histórica da origem dos direitos humanos e seus desdobramentos epistemológicos. Ainda, nesse momento, fazemos uma descrição dos direitos humanos na América Latina e no Brasil. Na segunda parte, exploramos o direito à Memória, à Verdade e à Justiça, destacando a Justiça de Transição no Brasil. Em seguida, apresentamos a Comissão Nacional da Verdade, como resultado do avanço da justiça transicional. Por fim, apresentamos a história oral, como metodologia de pesquisa, e averiguamos as práticas pedagógicas desenvolvidas no Projeto Somos Sujeitos do Nosso Tempo, e sua contribuição na formação das crianças e jovens da Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista. Concluímos ressaltando que a educação em direitos humanos, para o nunca mais, aponta para o olhar multidirecional e multidisciplinar provocando mudanças no pensar, no sentir e agir humanos.
Abstract: This talks search about Memory and Education Policy on Human Rights, based on Projeto Somos Sujeitos do Nosso Tempo, the Municipal School Marcos Antônio Dias Batista. Makes an analysis of memory locations Policy and Human Rights Education, the Breaking of the said school teaching practices, relying on the testimony of victims of the military dictatorship, any period from 1964 to 1985. The proposed study arose hair understand the importance of Interest Public Policy Human Rights Education, the challenges of the National Education Plan Implementation on Human Rights (PNEDH). The assumption this policy and enable the construction of a society guided by the culture of peace, therefore, the law in culture Through His Knowledge, Understanding, Awareness and make respect for human rights. The aim of this study and dub. Even pace that seeks to assess the hum of Implementation Project articulates that memory Policy and Human Rights Education, and in turn, also the visualization of Instrument a rare our practice in schools. The first part of the research, focuses on the historical description of the origin of human rights and epistemological ITS developments. Still, this time, we make a description of Human Rights in Latin America and Brazil. In the second part, we explore the right to Memory, Truth and Justice, highlighting Transitional Justice in Brazil. Then present a National Truth Commission, As a result of transitional justice advancement. Finally, we present an oral history, as Research Methodology, and ascertained as developed pedagogical practices for Projeto Somos Sujeitos do Nosso Tempo subject is his contribution to training of children and youth of the Municipal School Marcos Antônio Dias Batista. We conclude emphasizing that Education in Human Rights for anymore, points paragraph the look multidirectional and multidisciplinary causing no changes thinking, feeling and no human act. Key-
Palavras-chave: Memória política
Direitos humanos
Ditadura militar
Justiça de transição
Educação em direitos humanos
Politic memory
Human rights
Military dictatorship
Transitional justice
Education in human rights
Área(s) do CNPq: CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos (PRPG)
Citação: BEZERRA, Maria Marciária Martins. Memória política e educação em direitos humanos: saberes e práticas pedagógicas na escola municipal Marcos Antônio Dias Batista, em Goiânia. 2016. 160 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5806
Data de defesa: 26-Fev-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Direitos Humanos (PRPG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Maria Marciária Martins Bezerra - 2016.pdf5,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons