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Tipo do documento: Dissertação
Título: O trabalho docente no ensino médio em Goiás: uma análise das reformulações impostas a essa fase de ensino que transformam o trabalho dos professores
Título(s) alternativo(s): Work teaching in secondary education in Goiás : an analysis of reformulations imposed on the teaching phase that transform the work of teachers
Autor: Viana, Heloiza Souza
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3719494228915154
Primeiro orientador: Freitas, Revalino Antônio de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8705661441925211
Primeiro membro da banca: Freitas, Revalino Antônio de
Segundo membro da banca: Souza, Aparecida Neri de
Terceiro membro da banca: Oliveira, Dijaci David de
Resumo: A pesquisa pretende relacionar as fragilidades e transformações dos Programas Estaduais da Educação do ensino médio em Goiás com o trabalho docente, uma vez que não há solidez nesses Programas que advém da própria história do ensino médio, ainda caracterizado por uma falta de identidade, premissa básica para se propor mudanças. Não sabendo de forma clara as finalidades desse ensino ainda que as legislações tentem abolir a idéia de dualidade entre um ensino propedêutico e profissional, o ensino médio ainda está aliado a essas representações, onde as medidas e as propostas aligeiradas estão fadadas a serem paliativas e frágeis. A análise não se abstém, tão pouco repudia as transformações que as escolas devam passar devido as demandas sociais (políticas e econômicas), em especial o ensino médio, transformações responsabilizadas aos professores, mas se inquieta a maneira como as mudanças são feitas (impostas) pelo governo estadual. As entrevistas com os docentes nos revelam por múltiplos olhares como eles percebem a profissão, constituindo assim suas representações sociais.
Abstract: The research aims to relate the fragility and transformation of the State Programs of Education students in Goiás, with teaching, since there is no soundness in these programs that comes from the history of the school, still characterized by a lack of identity premise Basic to propose changes. Not knowing clearly the purposes of this teaching even though the laws attempt to abolish the idea of duality between a preparatory and vocational education, secondary education is still allied to these representations, where the measures and proposals are doomed to be relaxed and palliative fragile. The analysis does not refrain, nor repudiates the changes that schools must pass due to social demands (political and economic), particularly high school teachers accountable transformations, but if restless how changes are made (imposed) by the state government. The interviews with teachers reveal multiple looks by how they perceive the profession, thus their social representations
Palavras-chave: Ensino médio
Professor
Programas Estaduais da Educação
Trabalho docente
School
Professor
State Programs of Education
Teaching work
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Sociologia (FCS)
Citação: VIANA, H. S. O trabalho docente no ensino médio em Goiás: uma análise das reformulações impostas a essa fase de ensino que transformam o trabalho dos professores. 2012. 99 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5808
Data de defesa: 31-Ago-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia (FCS)

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