Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5818
Tipo do documento: Dissertação
Título: Jornalismo e liberdade imprensa em Sinaloa, México, em contexto de violência
Título(s) alternativo(s): Periodismo y libertad de prensa en Sinaloa, Mexico, en contexto de violencia
Autor: Zamora, Ana Rosalva Osuna
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/4643049391898282
Primeiro orientador: Temer, Ana Carolina Rocha Pessôa
Primeiro membro da banca: Temer, Ana Carolina Rocha Pessôa
Segundo membro da banca: Tuzzo, Simone Antoniaci
Terceiro membro da banca: Dias, Luciana de Oliveira
Resumo: Este trabalho desenvolve uma dissertação analítica sobre as condições para o exercício profissional do jornalismo no México, especificamente no estado de Sinaloa, no noroeste do país, região onde os profissionais de imprensa têm sido vítima de abusos que afetam a liberdade de expressão. Segundo denúncias da organização não governamental Artículo 19, os abusos têm sido efetuados com a conivência e até com a participação do Governo, que supostamente tem vínculos com o crime organizado e narcotráfico, sendo as cidades de Culiacán, Los Mochis e Mazatlán as mais afetadas. O trabalho busca entender o jornalismo a partir de suas tensões internas e particularmente as relações entre o jornalismo como atividade comercial e prestação de serviço. A análise será feita a partir de uma leitura crítica do contexto social da região, tendo como instrumentos entrevistas, através de um processo metodológico do tipo etnográfico. De forma complementar também serão usados documentos de organizações ligadas aos direitos humanos e ao jornalismo. A análise aponta, a partir de entrevistas com jornalistas e dados coletados em entidades de defesa de classe no México, como as ações violentas interferem no trabalho dos jornalistas e nas praticas profissionais jornalísticas de Sinaloa. A pesquisa revela ainda como, ao se colocar como defensor da cidadania e dos direitos humanos, o jornalismo se torna uma profissão de alto risco.
Abstract: Este trabajo desarrolla un análisis sobre las condiciones para el ejercicio profesional del periodismo em México, especificamente em el estado de Sinaloa, em el noroeste del país, region donde los profesionistas de la prensa han sido víctimas de los abusos que afectan la libertad de expresión. Segun denuncias de la organización no gubernamental Artículo 19, los abusos han sido efectuados com la convivencia y hasta com la participación del gobierno federal, que supuestamente tiene vinculos com el crimen organizado y narcotráfico, siendo las ciudades de Culiacán, Los Mochis y Mazatlán las más afectadas. El trabajo busca entender el periodismo, a partir de sus tensiones internas, y particularmente las relaciones entre el periodismo como actividad comercial y prestación de un servicio. El análisis será hecho a partir de una lectura crítica, teniendo como instrumentos entrevistas, em un proveso de tipo etnográfico, de forma complementar también serán usados documentos de organizaciones ligadas a los derechos humanos y al periodismo. El análisis apunta, a partir de entrevistas com periodistas y datos recolectados em entidades de defensa de clase em México, cómo las acciones violentas interfieren al trabajo de los periodistas y em las prácticas profesionales periodistas de Sinaloa. La investigación rebela como el periodismo se vuelve una profesión de alto riesgo al colocarse como defensor de la ciudadanía y de los derechos humanos.
Palavras-chave: Comunicação
Liberdade de expressão
Jornalismo no México
Direito a informação
Liberdade de imprensa
Comunicación
Libertad de expresión
Periodismo en México
Derecho a la información
Libertad de prensa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: ZAMORA, A. R. O. Jornalismo e liberdade imprensa em Sinaloa, México, em contexto de violência. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5818
Data de defesa: 4-Mai-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Ana Rosalva Osuna Zamora - 2016.pdf2,76 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons