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Tipo do documento: Dissertação
Título: Representações de alunos do ensino médio sobre o processo de ensinoaprendizagem de língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): Representaciones de los estudiantes de secundaria sobre el proceso de enseñanza y aprendizaje de lengua portuguesa
Autor: Nogueira, Susana dos Santos
Currículo Lattes do Autor: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4282182U5
Primeiro orientador: Lima, Lucielena Mendonça de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708554E0
Primeiro membro da banca: Lima, Lucielena Mendonça de
Segundo membro da banca: Mesquita, Deise Nanci de Castro
Terceiro membro da banca: Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca
Resumo: Esta pesquisa investiga as representações de alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública do município de Goiânia sobre as aulas de Língua Portuguesa com os gêneros. Neste estudo, as representações são compreendidas como maneiras de interpretar e pensar a realidade por meio dos discursos, sendo construídas ao longo do tempo pela mediação entre linguagem, sujeito e sociedade e permeadas por relações de poder. As reflexões sobre o contexto estudado ocorrem por um estudo de caso de base qualitativa, cujo intuito é discutir as representações encontradas nos dados. Para isso, consideramos os conceitos de representação e identidade de acordo com Hall (2006, 2007) e Silva (2001a, 2001b, 2010, 2014); de identidade linguística escolar conforme Orlandi (1998) e de relações de poder segundo Foucault (1995, 2007), que perpassam as representações. Além disso, os dados suscitaram que se considerassem, nesta pesquisa, as noções de currículo (SILVA, 2001b, 2010), as concepções de língua, linguagem e ensino (GERALDI, 1997; TRAVAGLIA, 2000) e, ainda, as discussões sobre os gêneros (BAKHTIN; VOLOCHINOV, 2006; BAKHTIN, 2003; MARCUSCHI, 2005; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) para que a análise fosse realizada a partir das categorias currículo, linguagem e gênero. Este trabalho discute as representações de alunos sobre o Currículo Referência do estado de Goiás, visto como um documento que apresenta conteúdos excessivos para o professor trabalhar em sala de aula, o que dificulta seu trabalho. Em geral, os estudantes consideraram importante aprender a língua portuguesa (LP) para conseguirem bons resultados em provas de processos seletivos, como o ENEM e vestibulares, e, consequentemente, ingressarem na universidade. Essa visão de língua instrumental nos remete às concepções de linguagem como expressão do pensamento e instrumento de comunicação, já que aprender a ler e a escrever conforme a norma padrão da LP era primordial. Além disso, dois alunos compreenderam essa língua em uma perspectiva identitária, cultural e interacional. Por último, em relação às práticas de leitura e escrita a partir dos gêneros, a leitura foi entendida, pelos participantes, como fonte de conhecimento e fruição estética. No tocante às práticas de escrita, as representações encontradas para se aprender a escrever os gêneros foram: a) aprende-se gênero para entender as características do texto, visão que considera, primordialmente, a estrutura composicional do gênero; b) aprendese gênero para obter aprovação em vestibulares e no ENEM; c) aprende-se gênero para interagir socialmente.
Abstract: Este estudio investiga las representaciones de los estudiantes de la tercera serie de la Enseñanza Media de una escuela pública de la ciudad de Goiânia sobre las clases de Portugués con los géneros. En este análisis, las representaciones son comprendidas como formas de interpretar y pensar la realidad a través de los discursos, construyéndose a lo largo del tiempo por la mediación entre el lenguaje, el sujeto y la sociedad y atravesadas por las relaciones de poder. Las reflexiones sobre el contexto estudiado se producen por un estudio de caso de base cualitativa, cuyo propósito es discutir las representaciones que se encuentran en los datos. Para eso, tenemos en cuenta los conceptos de representación y de identidad para Hall (2006, 2007) y Silva (2001a, 2001b, 2010, 2014); de identidad lingüística escolar, de acuerdo con Orlandi (1998) y de relaciones de poder según Foucault (1995, 2007), de que se utilizan las representaciones. Además, los datos levantados suscitaron que se considerasen, en esta investigación, las nociones de currículo (SILVA, 2001b, 2010), las concepciones de lengua, lenguaje y enseñanza (GERALDI, 1997; TRAVAGLIA, 2000) y también los debates sobre los géneros (BAKHTIN; VOLOCHINOV, 2006; BAKHTIN, 2003; MARCUSCHI, 2005; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), para que el análisis se realizase desde las categorías currículo, lenguaje y género. Esta disertación analiza las representaciones de los estudiantes sobre el Currículo Referencia del estado de Goiás, visto como un documento que presenta contenidos excesivos para que el profesor los trabaje en clase, y eso dificulta su trabajo. En general, los estudiantes consideran importante aprender el Portugués para lograr buenos resultados en las pruebas de los procesos de selección, como el ENEM y el vestibular, y, así, ingresar a la universidad. Esa percepción de una lengua instrumental se refiere a los conceptos del lenguaje como expresión del pensamiento e instrumento de la comunicación, ya que aprender a leer y a escribir de acuerdo con las normas estándar del Portugués es de suma importancia. Además, dos estudiantes entendieron esa lengua en una perspectiva identitaria, cultural y de interacción. Por último, en relación a las prácticas de lectura y escritura desde los géneros, la lectura fue entendida por los participantes como una fuente de conocimiento y de fruición estética. En cuanto a las prácticas de escritura, las representaciones encontradas para aprender a escribir los géneros fueron: a) aprende-se género para entender a las características del texto, percepción que considera, principalmente, la estructura compositiva del género; b) aprende-se género para obtener aprobación en vestibulares y en el ENEM; c) aprende-se género para interagir socialmente.
Palavras-chave: Representações
Língua portuguesa
Identidade
Representaciones
Portugués
Identidad
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: NOGUEIRA, S. S. Representações de alunos do ensino médio sobre o processo de ensinoaprendizagem de língua portuguesa. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5831
Data de defesa: 7-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

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