Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5881
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira Neto, José Firmino de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9450281471017580por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Leandro Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4995825091971711por
dc.contributor.referee1Oliveira, Leandro Gonçalves-
dc.contributor.referee2Rosa, Dalva Eterna Gonçalves-
dc.contributor.referee3Real, Giselle Cristina Martins-
dc.date.accessioned2016-08-09T15:00:14Z-
dc.date.issued2016-03-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA NETO, J. F. Configurações da prática como componente curricular nos cursos de licenciatura em ciências biológicas de universidades públicas de Goiás: sentidos e implicações. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5881-
dc.description.resumoO componente “prática” passou a ser preocupação na constituição dos currículos dos cursos de formação de professores a partir de 1995. Nesse caminho, a Resolução CNE/CP 2/2002 instituiu a Prática como Componente Curricular (PCC), que tem se mantido na legislação destinada aos cursos de Licenciatura, como a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015 assegura. Porém a PCC é ainda pouco compreendida no espaço da formação de professores, além de se constituir como uma temática ainda escassa nas pesquisas. Na busca por uma melhor compreensão e reflexão sobre o componente, este trabalho objetiva compreender, de forma reflexiva e crítica, como a Prática como Componente Curricular (PCC) está configurada nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas (CB) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Universidade Federal de Goiás (UFG) bem como os sentidos atribuídos a mesma no interior destes cursos. Mediante tais objetivos, percebeu-se a necessidade de uma abordagem qualitativa para que os elementos da pesquisa fossem compreendidos em sua complexidade. Optou-se pela pesquisa documental, sendo a fonte de dados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC‟s). Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo, do qual emergiram as categorias de análise, sendo elas: 1) Relação teoria-prática; 2) Fundamentos legais; 3) Interdisciplinaridade e a abordagem da PCC nos cursos; 4) Transposição didática e 5) O papel da PCC: pretensões almejadas. Da análise proveniente das categorias, pode-se concluir que a relação teoria-prática é manifestada nos PPC‟s, contudo as aproximações com um fazer e saber práxico são em sua maioria ausentes; os cursos cumprem a carga horária de 400h de PCC exigida pela Resolução CNE/CP 2/2002, estando a PCC distribuída no currículo dos cursos, na quase totalidade, no interior de disciplinas; a abordagem do componente está ligada a uma concepção de interdisciplinaridade, sendo entendido também como um espaço de aprendizagem acerca da transformação do conhecimento científico em conhecimento escolar. No que concerne aos sentidos de prática encontrados no interior dos PPC‟s analisados, estes são: espaço e contato com o real, formação do professor reflexivo, formação do profissional crítico, especificidade e valorização de um saber profissional e relação teoria-prática, balizados ainda pela interdisciplinaridade e a transposição didática.por
dc.description.abstractThe component "practice" became a concern in the formation of the curricula of teacher training courses from 1995. In this way, the CNE / CP 2/2002 establishing the Practice as a Curricular Component (PCC –Prática como Componente Curricular), which has remained in the legislation for degree courses such as Resolution nº 2, from 1 July 2015 provides. But the CCP is still poorly understood in the space of teacher training, in addition to being as a still scarce in thematic research. In the search for a better understanding and reflection on the component, this study aims to comprehend, reflective and critical way, how the PCC is set in the Biology Graduation (CB) of the State University Of Goiás (UEG) and the Federal University Of Goiás (UFG), just as well as the sense given to them in the interior of these courses. By such objectives, it was realized the need of a qualitative approach, so the elements of research could be comprehended in its complexity. It was chosen by the documental research, the Pedagogical Project of the courses was the source of data. The collected data were analyzed through content analysis in which appeared analysis categories, such as: 1) Theory-practice relation; 2) Legal fundaments; 3) Interdisciplinary and the PCC approach in the courses; 4) Didactics transposition and 5) The role of PCC: wanted claims. From the analysis taken from the categories, is possible to conclude that the relation between theory and practice appears in the PCC, however, the proximity with the making and knowing are in its majority, absent; the courses fill the workload of 400 hours of PCC demanded by the Resolution CNE/CP 2/2002, as the PCC is distributed throughout the courses in almost its totality in the interior of the disciplines; the component approach is linked to a conception of interdisciplinary; as understood as well as a learning space regarding the transformation of scientific knowledge in school. In what concerns the senses of practice found in the interior of the PCC, it has been analyzed: space and contact with the real, graduation of a reflexive teacher, graduation of a critic professional, specificity and valorization of a professional knowledge and the relation between theory and practice baptized by the interdisciplinary and the didactics transposition.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cássia Santos (cassia.bcufg@gmail.com) on 2016-08-09T14:40:57Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - José Firmino de Oliveira Neto - 2016.pdf: 2717320 bytes, checksum: 025d066fbfe0ac35f6cac3d047564a0c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-08-09T15:00:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - José Firmino de Oliveira Neto - 2016.pdf: 2717320 bytes, checksum: 025d066fbfe0ac35f6cac3d047564a0c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-09T15:00:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - José Firmino de Oliveira Neto - 2016.pdf: 2717320 bytes, checksum: 025d066fbfe0ac35f6cac3d047564a0c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-03-03eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/retrieve/30321/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Jos%c3%a9%20Firmino%20de%20Oliveira%20Neto%20-%202016.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectTeoria-práticapor
dc.subjectPrática como componente curricularpor
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectResumeeng
dc.subjectTheory-practiceeng
dc.subjectPractice as a curricular componenteng
dc.subjectBiologyeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleConfigurações da prática como componente curricular nos cursos de licenciatura em ciências biológicas de universidades públicas de Goiás: sentidos e implicaçõespor
dc.title.alternativeSettings practice as a curricular component of degree courses in biological sciences of public university in Goiás: meanings and implicationseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - José Firmino de Oliveira Neto - 2016.pdf2,65 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons