Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5963
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino de inglês para fins específicos: um estudo sobre os recursos tecnológicos e metodológicos do curso esp-t para profissionais da saúde |
Título(s) alternativo(s): | Teaching english for specific purposes: a study on the technological and methodological resources of the esp-t course for health professionals |
Autor: | Lacerda, Jacqueline Rose Di |
Currículo Lattes do Autor: | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732737T2 |
Primeiro orientador: | Figueiredo, Francisco José Quaresma de |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707077Z6 |
Primeiro membro da banca: | Figueiredo, Francisco José Quaresma de |
Segundo membro da banca: | Ramos, Rosinda de Castro Guerra |
Terceiro membro da banca: | Ferreira, Maria Cristina Faria D |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o curso esp-t da plataforma online Erasmus destinado a profissionais da saúde. Foram investigados os aspectos tecnológicos e metodológicos, através de uma análise comparativa dos recursos de TDICs e metodológicos empregados nesse curso com os critérios elencados nos quadros referenciais de Doughty e Long (2003) e Basturkmen (2006, 2010). Este estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo avaliativa, com objetivo descritivo exploratório. Nossa pesquisa foi fundamentada em uma revisão de literatura sobre ensino de Inglês para Fins Específicos para profissionais da saúde em contexto digital. O curso esp-t foi selecionado por se tratar de curso de IFE, disponibilizado gratuitamente online e de acesso aberto para profissionais terapeutas da saúde que visam aprimoramento linguístico para fins de obtenção de certificação. A pesquisadora matriculou-se nesse curso para que pudesse vivenciar a experiência de estudar IFE em uma plataforma virtual aberta e pudesse desenvolver um diário reflexivo, composto por anotações pessoais e capturas de tela do curso frequentado. Os dados obtidos foram analisados com base nos quadros referenciais e os resultados mostraram que apesar de a plataforma ter o potencial para a utilização de atividades interativas, há um predomínio de atividades que visem ao aprimoramento de habilidades linguísticas de leitura e de compreensão oral. |
Abstract: | This research has had as a general goal to analyze the esp-t course from the online Erasmus platform which is addressed to health professionals. The technological and methodological aspects have been investigated through a comparative analysis of the ICT resources and methodology used in this course along with the criteria listed in the reference frameworks of Doughty and Long (2003) and Basturkmen (2006, 2010). This is a qualitative research, evaluative in type, with descriptive exploratory objective. Our research was based on a literature review on teaching ESP for health professionals in the digital context. The esp-t course was selected because it is a free ESP course, available online with open access to therapists and to health professionals aiming at language improvement for certification purposes. The researcher has enrolled herself in this course so she could live the experience of studying IFE in an open virtual platform and could develop a reflective diary, composed of personal notes and screenshots of the course attended. The data were analyzed based on reference frameworks and the results have shown that although the platform has the potential for the use of interactive activities, there is a predominance of exercises aiming at the development of reading and listening comprehension language skills. |
Palavras-chave: | IFE TDICs Quadros referenciais Aprimoramento linguístico ESP ICTs Frameworks Linguistic improvement |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Faculdade de Letras - FL (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL) |
Citação: | LACERDA, Jacqueline Rose Di. Ensino de inglês para fins específicos: um estudo sobre os recursos tecnológicos e metodológicos do curso esp-t para profissionais da saúde. 2016. 206 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5963 |
Data de defesa: | 23-Mai-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras e Linguística (FL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Jacqueline Rose Di Lacerda - 2016.pdf | 10,74 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons