Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5973
Tipo do documento: Dissertação
Título: Na capa do jornal: ciência, tecnologia e inovação no jornalismo goiano em agribusiness
Título(s) alternativo(s): On the cover of the newspaper: science, technology and innovation in Goiania's agribusiness journalism
Autor: Mendes, Marina Muniz
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/9628398453720624
Primeiro orientador: Maricato, João de Melo
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/3991129099537472
Primeiro membro da banca: Maricato, João de Melo
Segundo membro da banca: Freitas, Luiz Antonio Signates
Terceiro membro da banca: Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini
Resumo: Apresenta como temática central a comunicação científica e suas vertentes de popularização. Objetiva-se, teoricamente, debater a comunicação científica contemporânea e, empiricamente, produzir um panorama do tratamento do jornalismo em agribusiness a respeito das questões relativas ao rural e à ciência, tecnologia e inovação. Investiga o tema jornalismo científico a partir de reportagens de capa do Suplemento do Campo, encarte do jornal O Popular, publicadas entre 1988 e 2015, por meio da análise de conteúdo qualiquantitativa. Conclui-se pecuária como assunto prioritário, enfoque na produtividade, preferência por entrevistados vinculados a empresas privadas, quando de locais de produção científica, fontes ligadas à Embrapa, Emater e universidades, destaque para a Universidade Federal de Goiás, silenciamento de mulheres como fontes, matérias referentes à Goiânia e arredores ou a municípios com destaque para a agroindústria, pouca utilização dos termos ciência e inovação, uso recorrente da expressão nova tecnologia.
Abstract: It presents scientific communication and its popularization sides as a central theme. The objective is to theoretically debate contemporary scientific communication and, empirically, produce an outlook on the treatment of journalism in agribusiness in regard to matters related to the rural and to science, technology and innovation. It investigates the theme of scientific journalism from news reports published in Suplemento do Campo, from O Popular newspaper, between 1988 and 2015, through a quali-quantitative content analysis. It concludes stockbreeding as a priority subject, focus on productivity, preference for interviewees linked to private businesses, when from locations of scientific production, sources connected to Embrapa, Emater and universities, emphasis on Universidade Federal de Goiás, silencing of women as sources, articles referring to Goiânia and surroundings or to cities with prominence of agribusiness, minimal use of the terms science and innovation, recurring use of the expression new technology
Palavras-chave: Comunicação científica
Divulgação científica
Jornalismo científico
Jornalismo em agribusiness
Suplemento do campo
Scientific communication
Science popularization
Scientific journalism
Journalism in agribusiness
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: MENDES, M. M. Na capa do jornal: ciência, tecnologia e inovação no jornalismo goiano em agribusiness. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5973
Data de defesa: 20-Jun-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Marina Muniz Mendes - 2016.pdf5,39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons