Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6167
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Sobre a ação mediada: intervenções pedagógicas no ensino de ciências para surdos em sala bilíngue |
Título(s) alternativo(s): | About mediated action: educational interventions in teaching deaf to science in bilingual classroom |
Autor: | Oliveira, Aline Prado de |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/2501363776739887 |
Primeiro orientador: | Benite, Anna Maria Canavarro |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/8433607360245647 |
Primeiro membro da banca: | Benite, Anna Maria Canavarro |
Segundo membro da banca: | Godoi, Eliamar |
Terceiro membro da banca: | Ribeiro, José Pedro Machado |
Resumo: | Após consideráveis conquistas, especialmente na legislação, que trouxeram avanço para a inclusão escolar e consequentemente para a educação de surdos, esta última tornou - se objeto de estudo de muitos pesquisadores. Ainda assim, verificam-se lacunas que permanecem pouco exploradas. A partir da vivência de uma professora de Ciências/Intérprete de Libras que sentiu o impacto da barreira da comunicação, e das linguagens inseridas no processo de ensino -aprendizagem de Ciências para s urdos, surgiu a pesquisa que está relatada nesta dissertação. Esse projeto objetivou realizar estudos sobre a ação mediada (estabelecimento de diálogo) em sala bilíngue de Ciências, a fim de entender como a mediação realizada pelo professor bilíngue influe ncia na atribuição do significado no ensino de ciências para alunos surdos. Diante da especificidade dos estudantes surdos, foram planejadas e desenvolvidas intervenções pedagógicas considerando a perspectiva socioantropológica da surdez. Para tanto, foram convidados a participar da pesquisa, estudantes surdos que cursavam o 9º ano do Ensino Fundamental, na escola Centro Especial Elysio Campos (fundada pela comunidade surda), a qual é conveniada da Secretaria Estadual de Educação de Goiânia e mantida pela Associação de Surdos de Goiânia. Nesta etapa do ensino, foram introduzidos aos alunos conceitos básicos da Química, alguns dos quais por serem considerados fundamentais ao entendimento desta, foram escolhidos para serem ensinados durante as intervenções ped agógicas. Diante dos resultados apresentados e analisados, podemos afirmar que esta ação mediada, utilizando recursos multisensoriais, se mostrou ser uma configuração possível para o ensino de Ciências para estudantes surdos. |
Abstract: | After considerable achievements, especially in legislation, which resulted in advances for school inclusion, and consequently for the education of the deaf, the latter became the object of study of many researchers. Still, there are gaps that remain poorly explored. The research reported in this master thesis emerged from the experience of a science teacher/LIBRAS Interpreter who felt the impact of the communication barrier, and the languages inserted in science teaching -learning process for the deaf. This project aimed to develop studies on mediated action (dialog establishment) in bilingual classroom of Science in order to understand how the mediation conducted by a bilingual teacher influences the assignment of meaning in Science education for deaf students. Taken into account the specificity of the deaf students, we planned and developed pedagogical interventions considering the socio -anthropological perspective of deafness. There were invited to participate in the study, deaf students, who attended the 9 t h grade of elementary school, at the School Centro Especial Elysio Campos (founded by the deaf community), which has a partnership with the State Secretariat for Education of Goiânia and maintained by the Association of Deaf People of Goiânia. At this stage of education, students are introduced to the basic concepts of Chemistry, some of them, because are essential to the understanding of Chemistry, were chosen to be taught during the pedagogical interventions. Given the results presented and analyzed, we can affirm that this mediated action, using multisensory resources, proved to be a possible tool for science education of deaf students. |
Palavras-chave: | Educação de surdos Ação mediada Intervenção pedagógica Professor bilíngue Conceitos químicos Deaf education Mediated action Pedagogical interventions Bilingual teacher Chemical concepts |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PRPG) |
Citação: | OLIVEIRA, A. P. Sobre a ação mediada: intervenções pedagógicas no ensino de ciências para surdos em sala bilíngue. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6167 |
Data de defesa: | 19-Ago-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Aline Prado de Oliveira - 2016.pdf | 3,01 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons