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Tipo do documento: Dissertação
Título: A relação entre a educação do corpo no Brasil da Primeira República e os contos de Lima Barreto
Título(s) alternativo(s): The relation between body education in Brazil of First Republic and Lima Barreto’s tales
Autor: Valgas, Aline Flavia
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5083140766015264
Primeiro orientador: Chaves, Juliana de Castro
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/3451634243455443
Primeiro membro da banca: Assumpção, Albertina Vicentini
Segundo membro da banca: Resende, Anita Cristina Azevedo
Terceiro membro da banca: Baptista, Tadeu João Ribeiro
Quarto membro da banca: Chaves, Juliana de Castro
Resumo: Tomando a literatura como campo privilegiado para apreender as contradições produzidas na sociedade, objetivamos investigar a educação do corpo nas condições concretas de instauração da Primeira República no Brasil em articulação com os contos de Lima Barreto. Para tanto, buscamos compreender as bases da educação corporal que ressoa no Brasil da Primeira República e analisar os contos de Lima Barreto em sua relação com elementos da educação do corpo. Analisamos cento e cinco contos escritos por Lima Barreto entre o período de 1904 a 1922, sendo possível identificar determinações da sociedade burguesa em elementos que abordam o trabalho no Brasil da Primeira República, ascensão social e desemprego; a tensão entre o modo de vida tradicional e moderno, progresso e organização republicana; o conhecimento científico, educação formal e desigualdade social; e as relações sexuais e afetivas. As narrativas remetem à incorporação de novos hábitos empreendidos na reformulação dos espaços da cidade que se pretende moderna e industrializada, oferecendo elementos para reflexões acerca da educação do corpo processada à época. Em riqueza de personagens, espaços físicos, conflitos e temáticas, os contos de Lima Barreto desvelam as contradições da sociedade burguesa e traçam críticas ao modelo científico que embasa processos de educação do corpo cultivados nessa sociedade, possibilitando reflexões para além da realidade aparente.
Abstract: Taking the literature as a privileged field to seize the contradictions produced by the society, we aim to investigate the body education on solid conditions of the establishment of the First Brazilian Republic related to Lima Barreto’s tales.Therefore, we sought to understand the basis of body education which resonates in the First Brazilian Republic and to analyze Lima Barreto’s stories in its relation to body education elements. We have analyzed one hundred and five short stories written by Lima Barreto between 1904-1922, being possible to identify determinations of bourgeois society on elements that address the work in the First Brazilian Republic social rise and unemployment; the tension between the traditional way and modern way of life, progress and republican organization; the scientific knowledge, formal education and social inequality; sexual and emotional relationships. The narratives refer to the incorporation of new habits applied on reshaping the city spaces which seem modern and industrialized, offering elements to reflect on the body education processed at the time. By the enrichness of characters, physical spaces, conflict and theme, Lima Barreto’s tales unveil the contradictions of bourgeois society and draw criticism of the scientific model that supports body education processes cultivated in this society, allowing reflections beyond the apparent reality.
Palavras-chave: Educação do corpo
Primeira República
Lima Barreto
Sociedade burguesa
Body education
First Republic
Lima Barreto
Bourgeois society
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (FE)
Citação: VALGAS, Aline Flavia. A relação entre a educação do corpo no Brasil da Primeira República e os contos de Lima Barreto. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6366
Data de defesa: 16-Set-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (FE)

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