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http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6391
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Juventude(s) nas práticas educativas das organizações da sociedade civil: entre em emancipação e reprodução |
Autor: | Barros, Débora da Costa |
Currículo Lattes do Autor: | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4826072U6 |
Primeiro orientador: | Machado, Vilma de Fátima |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708897Z4 |
Primeiro membro da banca: | Viola, Solon Eduardo Annes |
Segundo membro da banca: | Ferreira, Fernanda Busanello |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Dijaci de |
Resumo: | Descobrir quais e como são realizados as práticas educativas oferecidas aos jovens de Goiânia por Organizações da Sociedade Civil - OSCs, compõe nosso objetivo central. Iniciamos identificando e contextualizando quais são as práticas educativas que configuram Educação Não formal. Voltamos nossa atenção para educação que é realizada fora do âmbito escolar, como outra possibilidade educativa. Em nossa análise, Educação Popular e Educação em Direitos Humanos compõe este campo e se relacionam. Fundamentamos essa discussão em Paulo Freire e outros autores que dialogam com sua perspectiva. Discutimos ainda o conceito de juventude(s), iniciamos discorrendo sobre sua origem e centralizamos a discussão nas modificações que este vem sofrendo. Para análise da(s) Juventude(s) privilegiamos a perspectiva da transição para fase adulta. Correlacionamos essa discussão com educação, trabalho e políticas públicas de juventude(s). Refletimos sobre a gênese, pluralidade das OSCs e questões sobre a sustentabilidade dessas instituições no intuito de configurar o trabalho que realizam. Este conjunto de organizações se expandiu nas década de 1980 e 1990, no período de redemocratização do país, cuja discussão política estava fortemente relacionada ao exercício da cidadania. Aqui reside mais de um sentido para Cidadania, por isso esse conceito se somou à discussão. Também precisamos mapear as OSCs que atuam em Goiânia, utilizamos quatro banco de informações para identificar aquelas organizações que trabalham com educação e jovens (ainda que não exclusivamente). As compreensões dessa investigação são apresentadas na caracterização das OSCs e de seu Projeto Político e Sócio Cultural. São estes elementos que permitem compreender o significado das práticas educativas da OSCs de Goiânia em relação ao jovens. |
Abstract: | O Abstract não foi informado. |
Palavras-chave: | Organizações da sociedade civil Educação popular Educação em direitos humanos Juventude(s) Emancipação Reprodução |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos (PRPG) |
Citação: | BARROS, Débora da Costa. Juventude(s) nas práticas educativas das organizações da sociedade civil: entre em emancipação e reprodução. 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6391 |
Data de defesa: | 16-Ago-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Direitos Humanos (PRPG) |
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