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Tipo do documento: Dissertação
Título: Juventude(s) nas práticas educativas das organizações da sociedade civil: entre em emancipação e reprodução
Autor: Barros, Débora da Costa
Currículo Lattes do Autor: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4826072U6
Primeiro orientador: Machado, Vilma de Fátima
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708897Z4
Primeiro membro da banca: Viola, Solon Eduardo Annes
Segundo membro da banca: Ferreira, Fernanda Busanello
Terceiro membro da banca: Oliveira, Dijaci de
Resumo: Descobrir quais e como são realizados as práticas educativas oferecidas aos jovens de Goiânia por Organizações da Sociedade Civil - OSCs, compõe nosso objetivo central. Iniciamos identificando e contextualizando quais são as práticas educativas que configuram Educação Não formal. Voltamos nossa atenção para educação que é realizada fora do âmbito escolar, como outra possibilidade educativa. Em nossa análise, Educação Popular e Educação em Direitos Humanos compõe este campo e se relacionam. Fundamentamos essa discussão em Paulo Freire e outros autores que dialogam com sua perspectiva. Discutimos ainda o conceito de juventude(s), iniciamos discorrendo sobre sua origem e centralizamos a discussão nas modificações que este vem sofrendo. Para análise da(s) Juventude(s) privilegiamos a perspectiva da transição para fase adulta. Correlacionamos essa discussão com educação, trabalho e políticas públicas de juventude(s). Refletimos sobre a gênese, pluralidade das OSCs e questões sobre a sustentabilidade dessas instituições no intuito de configurar o trabalho que realizam. Este conjunto de organizações se expandiu nas década de 1980 e 1990, no período de redemocratização do país, cuja discussão política estava fortemente relacionada ao exercício da cidadania. Aqui reside mais de um sentido para Cidadania, por isso esse conceito se somou à discussão. Também precisamos mapear as OSCs que atuam em Goiânia, utilizamos quatro banco de informações para identificar aquelas organizações que trabalham com educação e jovens (ainda que não exclusivamente). As compreensões dessa investigação são apresentadas na caracterização das OSCs e de seu Projeto Político e Sócio Cultural. São estes elementos que permitem compreender o significado das práticas educativas da OSCs de Goiânia em relação ao jovens.
Abstract: O Abstract não foi informado.
Palavras-chave: Organizações da sociedade civil
Educação popular
Educação em direitos humanos
Juventude(s)
Emancipação
Reprodução
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos (PRPG)
Citação: BARROS, Débora da Costa. Juventude(s) nas práticas educativas das organizações da sociedade civil: entre em emancipação e reprodução. 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6391
Data de defesa: 16-Ago-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Direitos Humanos (PRPG)

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