Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6474
Tipo do documento: Tese
Título: Teatralidade, montagem e performance na arte de Ana Maria Pacheco
Título(s) alternativo(s): Theatricality, montage and performance in the art of Ana Maria Pacheco
Autor: Martins, Rosilandes Cândida
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/9772924114954574
Primeiro orientador: Capel, Heloísa Selma Fernandes
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/0202627724737454
Primeiro membro da banca: Lopes, Lívia Flores
Segundo membro da banca: Torres, Marcos Antônio Cunha
Terceiro membro da banca: Noronha, Marcio Pizarro
Quarto membro da banca: Cardoso, Rita Morais
Quinto membro da banca: Capel, Heloisa Selma Fernandes
Resumo: Teatralidade, Montagem e Performance na Arte de Ana Maria Pacheco investiga a obra visual da artista plástica tendo como principal corpo visual de análise a série de dez pinturas intitulada In Illo Tempore I-X (1994), elaborada na década de 90. A abordagem deste trabalho é a de que a arte de Ana Maria Pacheco (1943) é uma montagem intervalar de múltiplas temporalidades e, sob essa perspectiva, parte-se do princípio de que a artista reinterpreta o universo histórico-cultural de seu ambiente de origem e formação e o relaciona de maneira dinâmica e diversa em sua obra visual. Investiga-se a teatralidade presente na arte visual da artista, elaborada por meio da montagem intervalar e anacrônica da cultura, da qual decorre uma potencial performance nas imagens para a recepção do olhar do espectador. A metodologia utilizada neste trabalho é uma combinação de pesquisa bibliográfica e análise de imagens a partir do processo de “constelação e mesa de trabalho” (Didi-Huberman, 2013), que consiste em intrincar uma rede de afinidades e relacionamentos das imagens entre si. Os conceitos principais abordados neste trabalho são as noções de “montagem” (Didi-Huberman, 2013), “teatralidade” (Féral, 2011), “geopoética” (Lowenthal, 1982) e “performance e recepção” (Zumthor, 2007).
Abstract: Theatricality, Montage and Performance in the Art of Ana Maria Pacheco scrutinizes the visual work of the plastic artist as a main visual body analysis on the series of ten paintings entitled In Illo Tempore I-X (1994), elaborated in the 90 ́s. The approach of this work is that the art of Ana Maria Pacheco (1943) is an intervallic montage of multiple temporalities, and under this perspective, we are headed to assume that the artist reinterprets the cultural-historical universe of her environment of origin and formation relating it dynamically and diversely in her visual work. It also investigates the theatricality inherent in the artist ́s visual work, elaborated through the intervallic and anachronistic montage of the culture, from which a potential performance on images derives to the reception of viewers eyes. The methodology used in this work is a combination of bibliographical research and image analysis starting from the process “constellation and work table” (Didi- Huberman, 2013), which consists in entangling a collection of affinities and relationship between the images themselves. The main concepts approached in this work are the notions of “montage” (Didi-Huberman, 2013), “theatricality” (Féral, 2011), “geopoetics” (Lowenthal, 1982) and “performance and reception” (Zumthor, 2007).
Palavras-chave: Teatralidade
Montagem
Performance
Ana Maria Pacheco
Theatricality
Montage
Performance
Área(s) do CNPq: ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de História - FH (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em História (FH)
Citação: MARTINS, R. C. Teatralidade, montagem e performance na arte de Ana Maria Pacheco. 2016. 237 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás,Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6474
Data de defesa: 18-Mar-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em História (FH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Rosilandes Cândida Martins - 2016.pdf8,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons